De vendedor para vendedor: as 8 dicas para quem quer vender mais!

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De vendedor para vendedor: as 8 dicas para quem quer vender mais!

 

Algumas dicas valiosas para suas vendas terem sucesso.

Seja para comprar uma bala ou uma casa, esse personagem sempre está lá. Seu papel é fundamental para apresentar os produtos aos clientes e ajudá-los a comprar o que desejam, realizar um sonho de consumo ou ter a melhor experiência com um preço justo.

Obviamente estamos falando do vendedor. Essa profissão é fundamental no mercado e na economia. E que tal saber como melhorar suas vendas?

Nós separamos 8 dicas para você vendedor melhorar suas vendas.

São elas:

  1. Entenda o que o cliente quer.

As vendas dos tempos atuais deixaram de ser simplesmente um relacionamento de oferta e demanda. Agora é fundamental estabelecer um elo com o cliente.

Por isso, a fase de conexão é fundamental para mostrar ao consumidor que você entende a necessidade dele, que seu serviço ou produto atende ao problema descrito e que uma parceria está sendo estabelecida.

Isso se tornou um fator decisivo para que o consumidor entenda que você não está “empurrando” algo, mas sim oferecendo a solução ideal.

  1. Quebre o gelo com o Rapport.

Rapport é um termo de origem francesa e que significa “criar uma relação”. Essa palavra representa a técnica de criar empatia com outra pessoa.

Ele é indispensável para o vendedor, pois através dele haverá a “quebra de gelo” inicial. Por isso, cumprimentos receptivos, sorrisos, piadas oportunas, palavras de apoio e elogios podem abrir o caminho para melhores negociações.

Lembre-se: pessoas que possuem similaridades tendem a desenvolver confiança com mais facilidade. E, em vendas, a máxima de que os opostos se atraem não é consolidada.

  1. Escute mais.

Esse é um dos elementos principais para o bom vendedor. Saber ouvir o cliente é o que torna a venda saudável e menos propensa a devolução.

Muitas vezes o cliente não sabe exatamente o que ele quer, mas ele, melhor do que ninguém, sabe as necessidades específicas. É dever do vendedor prestar atenção nessas necessidades e selecioná-las.

Só quem for capaz de fazer essa “garimpagem” poderá apresentar a solução que melhor atende ao consumidor.

  1. Respeite o tempo do cliente.

Não apresse ou pressione a decisão do cliente. Ele é o que melhor sabe gerenciar as próprias prioridades.

Saiba esperar os momentos do cliente, sem ser invasivo ou inconveniente. Desse modo, as coisas irão acontecer no momento correto.

  1. Solução completa é o seu foco.

Ao contratar um serviço ou produto, o cliente quer simplesmente atender uma demanda própria. Por isso, não basta apenas vender. Você se torna responsável pelo que prometeu que o produto solucionaria.

O ciclo de uma negociação deve passar por todas essas fases: aquisição, entrega, utilização e feedback do produto. Só com o após o feedback é que sua negociação foi considerada bem feita.

  1. Seja sincero.

Ninguém é um enciclopédia ambulante. Por isso, o bom vendedor deve avaliar se ele tem propriedade em determinado assunto. Se não tiver o domínio, não é vergonha nenhuma dizer que precisa pesquisar ou consultar alguém antes de afirmar.

Do mesmo modo, nem toda solução resolve todos os problemas do cliente. É bem mais sensato dizer que sua oferta não está alinhada à demanda do que arriscar uma devolução, cancelamento e consequentemente a insatisfação.

Então, seja honesto. Se você oferecer um produto que não cumpre o prometido, você pode perder algo muito difícil de se ter de volta: a confiança do cliente.

  1. Se atualize.

O cliente hoje estuda, entende e se prepara para adquirir produtos ou serviços. Por isso, o vendedor desatualizado pode ser pego de surpresa ou acabar falando algo que não condiz com a realidade, o que fadará a venda ao fracasso.

  1. Use a tecnologia à seu favor

Além de tudo isso, com a tecnologia que temos em mãos hoje, lembrar dos detalhes das compras e dos clientes de cabeça é impossível. Anotar em papéis também é um risco para a sua venda.

A solução para esse problema é utilizar um sistema de gestão. Nele você consegue controlar suas vendas, saber o histórico do perfil de consumo dos clientes e visualizar suas metas. Isso automatiza e aumenta a velocidade dos processos de venda.

 

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