Fale conosco no (41) 3503-1002 ou, se preferir, no Contato Comercial (41) 99870-5557
Download de Emissor de NF-e Gratuito: Por que não vale a pena baixar e instalá-lo?
Por ser obrigatório e sem benefícios como retorno, a emissão de notas fiscais eletrônicas muitas vezes é visto como algo burocrático e que não merece o devido cuidado. Essa negligência faz com que a devida atenção não seja dada e muitos empresários acabam, usando métodos que solucionam apenas questões básicas. Um dos exemplos desses método paliativos é optar por fazer o download de emissor de NF-e gratuito ao invés de contratar um sistema de gestão com emissor de NF-e.
O uso de emissores instalados e gratuitos é compreensível em alguns casos. Eles servem para empresas que estão começando e que ainda não conseguem pagar por uma sistema, por exemplo. Mas conforme o negócio vai prosperando, usar soluções incompletas é um risco para a uma empresa.
Por que emitir NF-e?
Gerar notas fiscais é importantíssimo tanto para você quanto para seu cliente. Para a empresa, além de evitar multas e outras penalizações, a NF-e é necessária para manter controle das vendas, assim como para declarar corretamente seus impostos sobre vendas.
Para o consumidor, além de ajudar a se organizar em relação a suas compras, a nota fiscal também serve como comprovante de compra, e, em muitos casos, como garantia de qualidade ou de funcionamento do produto.
Conheça abaixo alguns pontos negativos antes de fazer o Download de Emissor de NF-e gratuito e instalado.
1 – Problemas com atualização
O governo federal atualiza as informações das notas fiscais com certa frequência. Essas mudanças são feitas para atender novas tecnologias, requerimentos de setores da sociedade ou diminuir o risco de erros e fraudes.
No caso de sistemas pagos com emissores, essa atualização é dever da empresa. O Total E.R.P., por exemplo, conta com profissionais para fazer a manutenção e acompanhamento dessas para desenvolverem melhorias o mais rápido possível e criarem atualizações automáticas.
Porém, quando você faz o download de um emissor de NF-e gratuito, ele muitas vezes precisa ser atualizado por você ou, dependendo da dificuldade em se adequarem para a nova versão, o emissor anuncia a descontinuidade (como já aconteceu com o emissor de NF-e de São Paulo, o de CT-e do Mato Grosso do Sul e o de MDF-e de São Paulo).
2 – Emissores instalados são um problema
Digamos que, mesmo após ler o motivo número 1, você não está convencido e decide fazer o download de um emissor de NF-e gratuito. Você faz o download em um computador, termina a instalação e começa emitir notas pela empresa. Então decide fazer o mesmo em um notebook, por exemplo. É aqui que mora o problema.
Por não ser em rede, ao cadastrar o CNPJ da sua empresa em ambos os emissores, eles não vão compartilhar informações. Um dos erros é que as informações sobre os produtos podem estar em desacordo. Ou seja, se você atualizar o imposto de um produto num computador, mas não fizer em outro, a possibilidade de dar erro é alta.
Outra questão é a numeração das notas, que deveriam ser emitidas em sequência, mas que pode podem se sobressair e causar um problemão desnecessário para a sua empresa.
3 – O gratuito pode sair caro
O que te atrai a fazer o download do emissor de NF-e gratuito e instalado como o do SEBRAE é que você não vai precisar gastar com nada. Então, mesmo após os motivos 1 e 2, você ainda tem certeza que ele é uma grande economia para você e para sua empresa.
Porém, gastos com computadores que atendam as exigências do emissor ou com profissionais para a manutenção e suporte acabam não sendo contabilizados. Mesmo que não precise de suporte, todo o problema que acontecer com a emissão irá tomar um tempo seu para ser resolvido.
Conclusão – Devo fazer o Download de um Emissor de NF-e Gratuito
Automatizar a emissão de documentos é essencial para a melhoria do desempenho de qualquer empresa, principalmente quando se trata de documentos fiscais, pois são importantes para uma empresa.
Por isso, ao invés de fazer o download de um emissor de NF-e gratuito, contrate um sistema de gestão. Ele não é um gasto, mas sim um investimento para a sua empresa. O do Total E.R.P., por exemplo, é integrado com um sistema de controle de estoque e com o sistema de controle financeiro – o que facilita muito a sua vida.