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Como realizar o cadastro de veículo

É necessário realizar o cadastro do veículo que irá conduzir a carga até o destino.

Para realizar o cadastro, acesse o sistema Totalerp e siga os seguintes passos:

1 – Clique no módulo CIOT;
2 – Clique em Cadastros;
3 – Clique em Veículo.

No item Veículo, preencha os seguintes campos:

1 – Marque a opção Vincular e-Frete, para que seja possível utilizar esse veículo para emitir o CIOT.
2 – No campo Código Interno do Veículo, informe o código de controle interno da sua empresa, caso possua. Esse campo não é obrigatório.
3 – No campo RENAVAM, informe o RENAVAM do veículo. Lembrando que o RENAVAM é o Registro Nacional de Veículos Automotores, é como se fosse o RG ou CPF só que voltado para o veículo;
4 – No campo Placa, informe a placa do veículo.
5 – No campo Tara em KG, é o peso próprio do veículo acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível, das ferramentas e dos acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas.
6 – No campo Capacidade KG, informe a capacidade do veículo em quilogramas.
7 – No campo Capacidade M³, informe a capacidade em metros cúbicos (cubagem) do veículo.
8 – No campo Tipo de Propriedade de Veículo, existem duas opções:

  • Próprio – Quando o veículo pertence ao emitente do documento fiscal;
  • Terceiro – Quando é contratado os serviços de uma empresa intermediária entre o tomador do serviço e a mão de obra.

9 – No campo Tipo de Veículo, existem duas opções:

  • Tração – É a maneira utilizada para colocar o veículo em movimento.
  • Reboque – É um veículo de carga independente e não possui um meio próprio de tração.

10 – No campo Tipo de Rodado, existem sete opções, porém, selecione entre as quatro opções listadas abaixo:

  • Não aplicável;
  • Truck;
  • Toco;
  • Cavalo Mecânico.

11 – No campo Tipo de Carroceria, existem 6 opções:

  • Não Aplicável;
  • Aberta;
  • Fechada/Baú;
  • Graneleira;
  • Porta Container;
  • Sider.

12 – No campo UF, selecione o estado que pertence o veículo.

No item Dados e-Frete, preencha os seguintes campos:

Esse item só irá aparecer se o campo Vincular e-Frete estiver selecionado.

1 – No campo Ano Fabricação, informe o ano de fabricação do veículo;
2 – No campo Cor, informe a cor do veículo;
3 – No campo Nº de Eixos, informe o número de eixos que o veículo possui;
4 – No campo Ano Modelo, informe o ano do modelo do veículo;
5 – No campo Marca, informe a marca do veículo;
6 – No campo RNTRC, informe o RNTRC do veículo. Clique no link abaixo para consultar o RNTRC através do CNPJ.

7 – No campo Chassi, informe o chassi do veículo;
8 – No campo Modelo, informe o modelo do veículo;
9 – No campo Município, informe o município do veículo.

No item Proprietário, preencha os seguintes campos:

Esse item só irá aparecer se o campo Tipo de Propriedade de Veículo estiver com a opção Terceiro selecionado.

1 – No campo Tipo de documento, selecione entre CNPJ e CPF do proprietário do veículo.
2 – No campo Número, informe o número do CNPJ ou CPF, de acordo com o documento selecionado.
3 – No campo Razão Social/Nome, informe o nome ou a razão social do proprietário do veículo.
4 – No campo RNTRC, informe o RNTRC do veículo. Clique no link abaixo para consultar o RNTRC através do CNPJ.

  • Consulta RNTRC na ANTT

5 – No campo Tipo de Proprietário, selecione entre as opções:

  • TAC – Agregado;
  • TAC – Independente;
  • Outros.

6 – No campo Inscrição Estadual, informe a inscrição estadual do proprietário, se houver:
Para consultar se o CNPJ ou CPF possui IE, acesse os artigos abaixo:

7 – No campo UF Proprietário, selecione a UF do proprietário.
8 – Clique em Incluir, ao preencher todos os campos.

Caso ao incluir o veículo, ocorrer algum erro de preenchimento e não estiver correto conforme está na ANTT, o sistema deixará salvo no sistema os dados do veículo, porém, é necessário editar novamente o veículo e selecionar novamente a opção Vincular e-Frete e corrigir as informações erradas.

Observação

Caso você clique em Incluir, e apareça a mensagem de Usuário não logado, como na imagem abaixo:

Essa mensagem é enviada pelo e-Frete, ela significa que foi expirado o tempo de utilização da integração, esse tempo é de 30 minutos. Para resolver é necessário sair do sistema e entrar novamente, dessa forma o tempo é renovado.

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