Voltar

Como emitir a carta de correção para uma NF-e

Algumas vezes, ao emitir a NF-e é possível cometer erros, e alguns desses erros é possível corrigir através da Carta de Correção (CC-e).

O SEFAZ estipulou as seguintes regras de correção para esse recurso, são eles:

A Carta de Correção e disciplinada pelo paragrafo 1o-A do art. 7o do Convenio S/N, de 15 de dezembro de 1970 e pode ser utilizada para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal, desde que o erro não esteja relacionado com:

I – as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de calculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;
II – a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;
III – a data de emissão ou de saída.

Emitir carta de correção

Para acessar a tela da Carta de Correção, acesse NF-e > Gerenciar NF-e e logo após isso, efetue a pesquisa de acordo com a sua necessidade, no Resultado da Pesquisa é apresentada a coluna Ações, passe o mouse sobre o menu  e depois sobre o botão  Carta de Correção. Siga os passos de acordo com a imagem abaixo.

Abaixo será detalhado cada campo da carta de correção:

1 – Dados da NF-e: É apresentada as informações da NF-e para conferência antes de realizar a emissão.
2 – Descrição Evento: Nesse campo somente é apresentado a descrição do evento que está sendo feito, nesse caso Carta de Correção.
3 – Correção: Nesse campo é necessário informar a correção que será feita na NF-e, é somente escrever o que está errado na NF-e e qual é a informação correta.
4 – Enviar: Após preencher o campo da correção, clique em Enviar para que o sistema encaminhe para o SEFAZ a carta de correção.
5 – Cancelar: Caso não queira fazer a correção, clique no botão Cancelar, dessa forma o sistema irá te encaminhar para a tela de Gerenciar NF-e.

Realizar o download da carta de correção

Após realizar o procedimento é possível realizar download do PDF e do arquivo XML da carta de correção, realizando os seguintes passos.

Acesse o Gerenciar NF-e, e depois realize a pesquisa da NF-e que foi criada a carta de correção, no Resultado da Pesquisa é apresentada a coluna Ações, passe o mouse sobre o menu  e depois sobre o botão  Carta de Correção com isso o sistema irá apresentar a tela de emissão da carta de correção, clique no item Eventos Desta Nota Fiscal dessa forma será possível realizar o download. Siga os passos de acordo com a imagem abaixo.

 

Abaixo temos um vídeo mostrando como é feita a emissão da carta de correção para NF-e.

1
1
Esse artigo foi útil?

Ainda com dúvidas?

Entre em contato com o suporte e te ajuderemos assim que possível.

Entrar em contato

Pacotes Promocionais

Atacado, Varejo, Serviços e Indústrias

Dúvidas? Fale com nossos especialistas.
Enviar WhatsApp