Melhor Sistema de Gestão para Micro e Pequenas Empresas – Como escolher o ideal

 

Fazer gestão em micro ou pequenas empresas é um processo fundamental para garantir o desenvolvimento desses negócios. Para fazer uma melhor gestão, muitas utilizam sistemas indicados por contadores ou amigos para fazer esse controle empresarial ou então pesquisam em buscadores e ligam para o primeiro resultado. Porém, como afirmar que o programa indicado ou que o da pesquisa é o melhor sistema de gestão para micro e pequenas empresas?

Para responder essa pergunta, é preciso entender antes um pouco mais da realidade e das necessidades de Micro e Pequenas Empresas.

 

O principal desafio de Micro e Pequenas Empresas

Os desafios de quem trabalha em uma micro ou pequena empresa já começam com vontade de abrir um negócio. Enfrentar burocracia e não ter apoio logo no início causa confusão e estresse que fazem muitos desistirem já nesta etapa. 

Para aqueles que resistem a essa primeira leva de obstáculos, controlar a empresa passa a ser o maior foco. E é aqui que começa o principal desafio de uma micro ou pequena empresa: a complexidade e a quantidade de tarefas rotineiras.

Isso porque a rotina de micro e pequenos empresários exige que eles tenham conhecimento de várias áreas e não só aquela que foi o motivo na hora de abrir o negócio.

Organizar o estoque, administrar informações financeiras, gerenciar funcionários, registrar vendas, emitir notas fiscais… fazer o controle de todas essas ações é algo que toma tempo e esforço. E fazer sozinho ou sem ajuda especializada aumenta o risco de erros na sua empresa.

É neste momento que a busca pelo melhor sistema de gestão para micro e pequenas empresas se inicia.

 

O que o Melhor Sistema De Gestão Para Micro E Pequenas Empresas precisa ter?

Gerenciar a empresa em um só lugar

O melhor sistema de gestão para micro e pequenas empresas permite que um empresário tenha uma visão única da organização e faça gestão toda em um só lugar.

Muitas vezes, na ansiedade por se organizar, o negócio usa soluções separadas. Usam , por exemplo, planilhas para controlar estoque, emissor de Nota Fiscal da prefeitura, um outro sistema para controlar as finanças… 

Em empresas maiores e com equipes de funcionários especializados, contratar sistemas específicos para cada coisa pode até fazer sentido. Mas, para micro e pequenos negócios, isso acaba sobrecarregando ainda mais o empresário ou gerando gastos desnecessários.

 

Gestão de verdade (nada de só registrar dados “bobos”) 

Muitas pequenas empresas são iniciadas como hobbies ou trabalhos paralelos e crescem em organizações profissionais de pleno direito. Os empreendedores geralmente iniciam um negócio para que possam trabalhar em um ambiente que dominam e acreditam.

Porém, um empresário não vai apenas fazer o que sabe. Ele terá que gerenciar coisas que talvez nunca tenha feito na vida. 

Nesse momento, a tentação em contratar um sistema simplório é grande. Isso porque fica mais fácil fazer a gestão com poucos campos e poucos dados sendo apresentados para você (como relatórios ou gráficos).

Entretanto, isso as desvantagens são maiores. Ao usar um sistema simplório, a gestão da sua empresa fica frágil. Uma gestão de verdade precisa de processos bem organizados e detalhados, além de entregar dados e informações ricas ao gestor (só assim ele consegue fazer decisões com base em dados e não em achismo).

Isso também é parte de ser o melhor sistema de gestão para micro e pequenas empresas.

 

Não ser instalado, mas sim em Nuvem (online)

Sistemas instalados são caros (não apenas pelo sistema em si, mas também pelo investimento em computadores potentes e banco de dados só para a empresa). Além disso, para cuidar do funcionamento do sistema, sua empresa deverá ter um profissional especializado para fazer a manutenção dele. Esses dois fatores (custo com a tecnologia e com mão de obra especializada) tornam um sistema instalado inviável para micro e pequenos negócios.

Como já comentado em um tópico acima, um empresário tem que cuidar de diversas tarefas dentro de sua empresa. Além disso, seus recursos financeiros são limitados. Já imaginou gastar dinheiro ou perder tempo dando atenção para um sistema instalado?

Por isso, o melhor sistema de gestão para micro e pequenas empresas deve ser em Nuvem (online), para que os empresários e funcionários não se preocupem com isso. Contratando um desses serviços, você terceiriza essas preocupações e pode investir na sua empresa.

 

Pagar pelo o que você usa 

Mesmo que um empresário siga os três tópicos acima, ele ainda pode cometer um erro: contratar um pacote de benefícios em um sistema com funcionalidades que ele nem usa e pagar mais por isso.

Muitos sistemas do mercado oferecem pacotes com diversas funcionalidades (e que são cobradas da mensalidade), mas que o cliente não sabe usar ou não tem utilidade para ele. Isso acaba gerando gastos desnecessários para a empresa.

Por isso, uma vantagem a ser levada em consideração é o fato do sistema ser modular. Isso significa que o cliente pode adicionar funcionalidades quando quiser ou retirar os que não usa para economizar mais. Isso também ajuda a empresa a escolher não apenas um sistema de gestão, mas o melhor sistema de gestão para micro e pequenas empresas.

 

Afinal de contas, qual é o Melhor Sistema de Gestão para Micro e Pequenas Empresas?

Conheça o sistema Total E.R.P.. Ele pode ajudar o seu negócio desde a emissão da nota fiscal até o controle do fluxo de caixa. Por isso, ele é o parceiro ideal para administrar o seu negócio.

O Total E.R.P. te possibilita ter acesso a informações de seu negócio em qualquer dispositivo, garantindo controle completo de sua empresa e com suporte especializado. 

Se você ainda não possui um sistema de gestão para sua empresa, não espere mais. O mercado é competitivo e sem a ferramentas certa seu negócio pode não conseguir se destacar frente a concorrência por muito mais tempo.

Por isso, busque estar preparado e se armar com acesso à informação e com o que há de mais moderno para auxiliar nas decisões a serem tomadas na estratégia do seu empreendimento.

Entre em contato com a total ERP e peça uma demonstração do melhor sistema de gestão para micro e pequenas empresas e se surpreenda com os resultados conquistados e a facilidade em seu dia a dia. Garantimos que seu investimento valerá totalmente a pena!

Entre em contato

(41) 3503 1002
(41) 3408 1004
(41) 99870.5557
Avenida Visconde de Guarapuava, 2764 Cj.1001
Curitiba - PR - 80030-070

Preencha para falar conosco






Conheça como o Total E.R.P funciona

Preencha os campos com suas informações para ter acesso ao ambiente de demonstração do Total E.R.P..

Fale conosco no (41) 3503-1002 ou, se preferir, no Contato Comercial (41) 99870-5557