fbpx

DESCOMPLIQUE A EMISSÃO DE NOTA FISCAL

 

Para o empreendedor, a nota fiscal facilita o controle de entrada e saída dos produtos e serviços oferecidos, dos impostos pagos, do faturamento final e serve como prova da regularidade do negócio em caso de auditorias e fiscalizações. Apesar da emissão de uma nota fiscal ser uma das principais rotinas em qualquer negócio, ainda gera muitas dúvidas entre micro, pequenos empreendedores e contadores

Por trabalharem com uma grande variedade de produtos e segmentos, muitos podem acabar não entendendo muito bem como fazer sua nota fiscal com todas as regras e impostos corretos e acabam recorrendo a busca de informações em pesquisas na internet, e na maioria das vezes essas informações não são fáceis de encontrar de forma clara. 

Por exemplo, para definir como deve ser informado o ICMS na NF-e, o empresário ou contador precisa buscar algumas informações consultando: RICMS/PR, Legislação Estadual, Boletins Secretaria da Fazenda do Paraná. Isso foi somente para ICMS, para IPI, PIS e COFINS é necessário consultar outros lugares. Agora imagina se você tiver que incluir a tributação para 100 produtos diferentes na sua NF-e? Ou seja, é muito trabalho!

Mas agora, com o avanço da tecnologia e de vários setores, temos diversos recursos que estão facilitando muito o dia a dia desses empresários.

Uma opção é utilizar ferramentas de assessoria tributária. Temos como exemplo: a Econet, uma empresa centrada na prestação de serviços de consultoria das normas contábil e tributária, bem como das leis trabalhistas, federais e de comércio exterior. Ademais,  temos o Cenofisco, que é um Centro de Orientação Fiscal, especializada na divulgação de informações tributárias. 

Outra opção é usar um validador ou auditor fiscal, que irá validar a sua NF-e consultando uma base atualizada de inteligência tributária, e irá retornar se ocorreu algum erro no cumprimento da legislação. Ele também ajuda a identificar se existem erros para serem corrigidos ou benefícios fiscais aproveitados pela organização (de forma legal) que pode ser aproveitada pela organização. Mas atenção, mesmo usando um validador é importante confirmar as informações com o seu contador

De qualquer forma, eles facilitam ainda mais a vida dos empresários e contadores, entregando as informações de forma muito mais rápida e acessível.

Entretanto, um dos melhores métodos para evitar problemas com a SEFAZ é analisar a nota fiscal antes mesmo de enviar para o fisco.

Com a popularização dos sistemas para empresas, a TotalERP é  o primeiro sistema de gestão online a levar uma solução com Auditoria Fiscal de NF-e para o seu negócio. Somos um sistema que gera inteligência e segurança tributária, aponta erros na parametrização em cadastros de produtos e impostos, evita o pagamento de impostos indevidos, antecipa problemas fiscais com fornecedores e utiliza de forma correta os impostos interestaduais, pois toda a validação é feita antes de mandar para a SEFAZ. Tudo é feito de forma segura e eficaz. Além de outros diversos benefícios, como emitir notas muito mais rápido, imprimir, exportar ou enviar por e-mail para os clientes.

 

 

Teste nossa plataforma grátis e emita suas notas fiscais sem preocupação.

 

Autor: Allana Girardi
Data de postagem: 16/12/2021

Receba Dicas GRATUITAS de Gestão de Empresas!

Inscreva-se abaixo. 😉

Pacotes Promocionais para Atacado, Varejo, Serviços e Indústrias

Solução para todos tipos e tamanhos de empresa

Dúvidas? Fale com nossos especialistas.
Ligamos para você