OKRs: o que é e como o Total ERP implantou?
O sistema de metas testado na Intel e usado pelo Google passa a ser aplicado aqui também.
O mês de setembro de 2019 foi um marco para o TotalERP. Após uma série de reestruturações e novas estratégias, implantamos o sistema de metas famoso em empresas de tecnologia (SaaS), chamado de OKRs. Essa metodologia foi aplicada por empresas como Intel, Google, LinkedIn, Facebook, Netflix, WalMart, Spotify e outras tantas empresas de diversos ramos.
Mas o que são OKRs?
Muitas vezes nas empresas, existe uma dificuldade em definir metas e fazer com que todos os departamentos e pessoas naveguem na mesma direção. Outro problema é não saber o quanto falta para alcançar a meta definida, mesmo que estejam alinhados na mesma direção. É nesse cenário que os O.K.R.s surgem como uma solução.
Esse termo veio do inglês e significa Objectives and Key Results, o que pode ser traduzido como Objetivos e Resultados-Chave. Esse sistema é um avanço de outros processos voltados para metas, como o M.B.O. (Management by Objectives ou ‘Gestão por Objetivos’) e o S.M.A.R.T. (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-based). Em português, as letras que formam S.M.A.R.T. podem ser traduzidas da seguinte maneira: específica, mensurável, atribuível, realista e temporal.
Os OKRs consistem em um modelo de gestão ágil, voltado para o desempenho e focado em resultados. Ele visa responder a duas perguntas:
- O Objetivo: O que eu desejo alcançar?
- Os Resultados-Chave: como eu posso mensurar o desempenho?
Ou seja, podemos resumir a intenção dos O.K.R.s em uma frase:
“Eu quero (Objetivo), que pode ser mensurado por (Resultados-Chave)”.
Veja também: Metas S.M.A.R.T.: aprenda o método com ajuda do livro “Alice no País das Maravilhas”
E quais são os problemas que os OKRs ajudam a resolver?
A principal característica dos OKRs é a formulação de objetivos relacionados à missão, valores e estratégia corporativa. Eles atuam na estrutura da empresa, dando direcionamento para alcançarmos metas. Além disso, também ajuda em outros problemas empresariais, tais como:
- A falta de alinhamento e comunicação entre empresa, departamentos e equipes;
- A dispersão dos colaboradores em suas atividades;
- A falta de estímulo à produtividade;
- A pouca transparência entre os departamentos e as equipes;
- A dificuldade do colaborador em notar como suas contribuições impactam na empresa;
- A dificuldade em transmitir a cultura da empresa aos colaboradores.
E quais as características dos OKRs?
Os O.K.R.s podem ser organizacionais, departamentais e individuais e afetam, respectivamente, as estratégias da empresa, a atuação dos times e a performance de cada colaborador.
Esses objetivos precisam ser divulgados a todos, para gerar mais transparência, coordenação e alinhamento entre esforços. Mas, por conta das diferenças nos níveis hierárquicos, alguns objetivos serão implantados partindo dos níveis gerenciais em direção aos colaboradores (top-down) e outros virão dos colaboradores para a empresa (bottom-up).
Outra característica são ciclos curtos, já que períodos longos podem causar a falta de monitoramento das metas desejadas, confusão entre os resultados-chave e problemas na mensuração e comparação dos resultados alcançados.
Por fim, sobre as metas, elas precisam ser desafiadoras para incentivar os colaboradores, mas ainda assim possíveis de serem revisadas (stretch goals).
Como formular os Objetivos e os Resultados-Chave?
Os objetivos são os sonhos. É o que a empresa, os departamentos e os colaboradores desejam alcançar. São qualitativos, aspiracionais e possuem prazos e responsáveis para a conclusão.
Já os resultados são os critérios para que o objetivo seja bem-sucedido. São quantitativos, possuem indicadores para mensurar a efetividade e devem ser S.M.A.R.T. (Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais).
O Total ERP, que está sempre em busca das melhores práticas, passou por todas essas fases e conseguimos implementar essa metodologia. Agora vamos atrás dessas metas para trazer sempre o produto com o maior custo-benefício do mercado para os nossos clientes.