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Mark Up: Monte o preço dos seus produtos com este índice 

 

 

Você tem dificuldade em definir o preço dos seus produtos? Não sabe se está caro ou barato demais? Então aprenda agora! 

O que é Markup?

O Markup é uma metodologia de precificação. Com ela descobrimos o Preço de Venda por meio de cálculos que levam em consideração o Preço de Custo do Produto, Despesas, Impostos e o Lucro Pretendido.

 

Por que o Markup é importante?

O principal motivo da utilização desta metodologia é uma precificação justa. Sem a devida cautela com a estratégia de preço, uma empresa corre alguns riscos. Ela pode, por exemplo, deixar de ser competitiva caso pratique preços acima dos da concorrência. Além disso, caso os preços não sejam suficientes para cobrir os custos de operação, haverá prejuízo.

 

Isso mostra a importância do uso da metodologia do Markup, a qual deve levar em conta dois fatores:

  1.  O preço de um produto deve cobrir gastos com esse produto;
  2.  O preço deve retornar uma margem de lucro justa.

 

Antes de calcularmos o Markup, é preciso que você entenda alguns conceitos e busque alguns dados. Sem essas informações, o cálculo do Markup pode ficar impreciso e dar errado. Por isso, vamos entender os itens que compõem sua fórmula.

 

1. Preço de Custo 

É o preço inicial da unidade produto sem levar em consideração os impostos, lucros ou outros gastos. O Preço de Custo é representado pelo valor monetário de aquisição ou produção da mercadoria e a partir dele podemos descobrir o Preço de Venda.

 

2. Custos Fixos e Custos Variáveis

Os custos variáveis são custos diretamente envolvidos na venda ou na produção. Como o próprio nome indica, eles variam de acordo com a quantidade produzida ou vendida. Por exemplo, no caso de uma loja do varejo, os custos variáveis podem ser comissões sobre vendas, impostos diretos da venda (ICMS, PIS, COFINS, por exemplo) e taxas de cartão de crédito.

 

Se acontecesse de a loja não vender nada, ela não precisaria pagar comissões, nem impostos e taxas de cartão. Por outro lado, quanto mais a loja vender, provavelmente mais comissões, impostos e taxas de cobrança terá de custo.

 

Já os custos fixos são aqueles que não mudam independente da quantidade produzida ou vendida, eles fazem parte da estrutura do negócio. No caso de uma loja eles podem ser exemplificados por meio das contas de energia elétrica, salários e materiais de limpeza.

 

3. Lucro Pretendido 

É o valor que se deseja ganhar com a venda do produto. O LP é colocado em forma de porcentagem na equação do Markup.

 

Uma dica é criar uma tabela com as diversas porcentagem de lucro (10%, 15%, 20%, etc) após o cálculo do Markup. Assim, sua empresa pode decidir qual o preço mais competitivo do produto.

 

4. Margem de Venda

É uma porcentagem resultante da soma dos custos variáveis, custos fixos e do lucro pretendido.

 

5. Preço de Venda

Este é o preço que você deverá vender o produto para que você cubra gastos e tenha a margem de lucro desejada. Ou seja, é o que desejamos obter ao realizar os cálculos de Markup. 


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Qual é a fórmula para o Markup?

Conseguimos chegar ao Markup a partir de duas fórmulas. Uma delas partindo da soma das porcentagens de gastos para chegarmos a um coeficiente divisor, ou seja, o Preço de Custo de um produto será divido por esse número para chegarmos no preço de venda. Esse coeficiente divisor é chamado de Markup Divisor.

 

Markup Divisor = (100% – Margem sobre Vendas)

 

Onde:

 

Margem de Vendas = %Custos Variáveis + %Custos Fixos + %Lucro Pretendido

 

 

A outra maneira é chamada de Markup Multiplicador, onde se chega a um coeficiente que será usado para multiplicar o Preço de Venda.

 

Markup Multiplicador =1/( 100% – Margem de Vendas)

 

Seja qual for a maneira que você inicie suas contas e qual o Markup usado, o resultado será o mesmo. Então vamos aos exemplos?

 

 

Markup na prática

As fórmulas e os conceitos podem ser um pouco desanimadores. Mas com um exemplo fica mais fácil visualizar a aplicação do conceito de markup na rotina do empresário.

 

Recentemente, um novo bombom chegou no estoque a preço unitário de R$ 4,80. Antônio, gestor responsável pelo financeiro, decidiu que esse produto deveria ter um lucro de 15% para a loja.

 

Conhecedor do markup, Antônio decidiu criar uma planilha com as informações mais relevantes para o cálculo. 

 

O preço de custo unitário do bombom, ou seja, o CMV dele é de R$ 4,80.  Antônio levantou que os custos variáveis que incidem sobre a venda deste produto são um imposto de 4,21% e taxa cartão de crédito de 3,59%.

 

Já o custo fixo é uma porcentagem obtida a partir da demonstração do resultado do exercício. A DRE é uma demonstração contábil que fornece um resumo de todas as operações financeiras da empresa em um determinado período, o que permite saber se o negócio teve lucro ou prejuízo. A porcentagem de custo fixo será o valor de custos fixos do período dividido pela receita sobre vendas do período.



Imagine que a DRE abaixo pertence à Delícia & Cia, uma empresa que vende chocolates. 

 

DRE

R$

%

RECEITA

20.000,00

100,00%

   

(-) CUSTOS VARIÁVEIS

10.155,00

50,78%

CMV (Custo da Mercadoria Vendida)

8.000,00

 

Impostos

1.430,00

 

Taxa de Cartão

725,00

 
   

(=) LUCRO BRUTO

9.845,00

49,23%

   

(-) CUSTOS FIXOS

9.025,00

45,13%

Energia Elétrica

225,00

 

Aluguel

1.500,00

 

Salários + encargos

5.500,00

 

Manutenção

1.800,00

 
   

(=) RESULTADO OPERACIONAL

820,00

4,10%



A partir de DRE Antônio descobriu que o custo fixo da empresa é em média 45,13%

 

A margem sobre as vendas, que será usado no cálculo do markup, é a soma dos custos variáveis com os custos fixos e o lucro desejado, que no exemplo, o valor é de 15%. .

 

Segue uma tabela resumo, mostrando que a % de Margem de Vendas para o bombom será de 67,93%

 

Preço de Custo do Bombom

R$ 4,80

Custos Variáveis

7,80%

Imposto sob Venda

4,21%

Taxa Cartão de Crédito

3,59%

Custos Fixos (a partir do DRE)

45,13%

Lucro Desejado

15,00%

Margem sobre Vendas

67,93%




Calculando o Markup Divisor

De acordo com a fórmula que vimos anteriormente, temos:

 

Markup Divisor = (100% – Margem sobre Vendas)

 

Substituindo as variáveis:

 

Markup Divisor = (100% – 67,93%) 

Markup Divisor = 32,07% = 0,321

 

 

Calculando o Markup Multiplicador

De acordo com a fórmula, temos:

 

Markup Multiplicador = 1 / (100% – Margem sobre Vendas)

 

Substituindo:

 

Markup Multiplicador = 1 / (100% -67,93%)

Markup Multiplicador = 3,118

 

 

Chegando ao preço de venda

Por fim, Antônio consegue calcular o preço de venda do bombom para um lucro desejado de 15%. Essa é a parte mais simples, pois basta pegar o valor do preço de custo e dividir ou multiplicar pelo markup divisor ou multiplicador.

 

Assim:

Preço de venda = Preço de custo*Markup multiplicador

Preço de venda = 4,80*3,118 

Preço de venda = R$ 14,90

 

Preço de venda = Preço de custo/Markup divisor

Preço de venda = 4,80/0,321 

Preço de venda = 14,90

 

Observe que tanto a conta do preço de venda obtida por meio do markup multiplicador como pelo divisor apresentam o mesmo resultado.

 

Conhecendo o markup do produto, caso no mês seguinte Antônio faça uma nova compra de bombom para o estoque da empresa e o preço unitário seja diferente, é só ele aplicar o markup ao preço de custo e ele já obterá o preço que ele tem que vender o produto para garantir que irá cobrir todos os custos e ainda fornecer o lucro de 15% definido.



> Leia também: Planilha ou Sistema ERP: o que é melhor para a gestão da empresa

 

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Como você deve ter concluído, para fazer a precificação correta do seu produto é necessário ter diversas informações financeiras a sua disposição.

 

Mas isso não significa que ela possa ficar mais fácil.

 

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