Aprenda a criar metas com o método S.M.A.R.T. e com a ajuda de Alice do livro “Alice no País das Maravilhas”.

 

Para implantar o sistema de metas na sua empresa, vamos retomar as aventuras de Alice e fazer um passo-a-passo do que deve ser feito.

 

1 – O que é S.M.A.R.T.?
2 – O que significa o S?
3 – O que significa o M?
4 – O que significa o A?
5 – O que significa o R?
6 – O que significa o T?
7 – Conclusão

 

Você já deve ter lido, assistido ao filme ou escutado falar sobre “Alice no País das Maravilhas”. A história de uma menina que corre atrás de um coelho apressado e encontra um chapeleiro maluco e um gato sorridente parece que não tem relação com o dia-a-dia da sua empresa, mas você pode tirar algumas lições dele. A mais importante é sobre metas.

Isso fica claro quando Alice encontra o Gato de Cheshire. Ela, um tanto confusa, pergunta pela saída. O Gato faz outra pergunta, querendo saber onde ela quer chegar. Alice responde que não sabe e então o Gato diz:

 

Metas SMART e Alice - Frase do Gato de Cheshire

 

Saber onde se quer chegar não é útil apenas para Alice. Empresas, departamentos e até indivíduos devem projetar o destino para onde querem ir. Só assim vão conseguir planejar e ver o que precisam para chegar lá. No mundo empresarial, esse “destino para onde ir” pode ser resumido na palavra meta.

Porém, criar metas não é algo tão fácil. Apesar de não exigir a mesma criatividade de Lewis Carroll para criar a história de Alice, você e equipe ainda vão precisar de muita energia na hora de formular metas para sua empresa do jeito certo. É aqui que entra o S.M.A.R.T..

 

O que é S.M.A.R.T.?

George Doran, que trabalhava na Washington Water Power, percebeu a dificuldade dos gestores em formular metas. Eles frequentemente estabeleciam objetivos difusos demais para ter um impacto significativo na empresa. Foi então que em 1991 ele apresentou o “There’s a S.M.A.R.T. Way To Write Management’s Goals And Objectives”, um artigo com um método criado por ele.

Além de ser um trocadilho com a palavra smart (esperto ou inteligente em inglês), a sigla que Doran tinha criado reunia os 5 fatores decisivos para definição metas. Os fatores são:

  • Specific (Específico);
  • Measurable (Mensurável);
  • Achievable (Atingível);
  • Relevant (Relevante);
  • Time-based (Temporal)

Para entender melhor o que cada um desses fatores significam, vamos retomar as frases de “Alice no País das Maravilhas”.

 

S de Specific (uma meta precisa ser Específica):

 

S de Specific - Frase Humpty Dumpty

 

Metas precisam ser bem delimitadas. Se você formular metas abertas, elas vão dificultar que seus colaboradores entendam o objetivo com clareza. Por sua vez, isso atrapalha na construção de planos de ação eficazes para alcançar o objetivo desejado.

Por exemplo: se sua meta fosse “vender mais sapatos”, ela estaria errada. Isso porque, por ser muito genérica, não dá para saber o quanto deveria ser vendido para alcançar a meta – ou seja, poderíamos considerar a meta cumprida caso um funcionário vendesse apenas um par de sapatos a mais.

Uma meta como “vender 2 mil sapatos” ou “vender o dobro de sapatos que trimestre anterior” ajudaria todos a compreender os esforços necessários para completar este objetivo.

Por isso, se pergunte “quem”, “o quê”, “onde”, “qual” ou “por quê” na hora de detalhar e fazer um um objetivo específico.

 

M de Measurable (uma meta precisa ser Mensurável):

 

M de Measurable - Frase do Coelho

 

Não adianta criar metas que não possam ser medidas ou rastreáveis. Assim você e sua equipe nunca saberão o quanto falta para alcançar a meta principal. Por isso, nada de ser genérico ou usar conceitos vagos que dificultem a mensuração (como “fazer o produto mais amado do país”, “lançar um produto espetacular” ou até mesmo “aumentar o engajamento com a marca”).

Use valores (vender 20 mil reais em sapatos), unidades (vender 2 mil sapatos), porcentagens (vender 20% a mais) e outras métricas que façam sentindo na sua empresa e que consigam avaliar se o seu desempenho esta sendo eficaz.

 

 

A de Achievable (uma meta precisa ser Atingível):

 

A de Achievable - Blog do Total E.R.P.

 

Aqui não vale ficar no mundo da imaginação. Sua meta precisa ser factível. Não adianta querer que seus vendedores alcancem a meta de 2 mil sapatados vendidos por mês se você sabe que o seu histórico de vendas mostra que a média é de 300.

Contudo, isso não também não significa que o desafio deva ser menor e mais fácil, como colocar uma meta de 200 vendas – isso vai dar a falsa impressão de meta alcançada.

Você deve levar em consideração o contexto e as ferramentas que tem para atingir o que definiu. Ou seja, dinheiro, mão-de-obra, conhecimento técnico, máquinas, computadores, entre outros… devem ser avaliados antes de criar uma meta.

Por exemplo, se sua loja não vende mais sapatos porque só tem vendedores masculinos que não entendem bem sobre produtos femininos, isso deve ser levado em conta. A contratação de vendedoras pode influenciar positivamente nas vendas e fazer com que a sua média aumente para 1700 sapatos vendidos por mês. Aí sim faz sentido uma meta de 2 mil sapatos vendidos no próximo mês.

 

R de Relevant (uma meta precisa ser Relevante):

 

R de Relevant - Alice no País das Maravilhas

 

Se você pretende aumentar o seu faturamento com vendas, seu objetivo não pode ser algo como “pintar as paredes do escritório”, afinal de contas, ele dificilmente impactará efetivamente no resultado. Apesar do exemplo caricato, muitas vezes podemos cair na tentação de fazer algo fácil ou não notamos que a meta criada leva a lugar nenhum.

Além disso, é preciso avaliar prioridades, uma vez que algumas metas podem ser mais interessantes de serem trabalhadas do que outras. Como exemplo, temos uma empresa que tem dificuldade em ter receita ao longo do ano, tendo pico de vendas sazonais. Por isso, é mais interessante que sua meta seja “criar estratégias para aumentar as vendas mensais” do que “formular promoção de Natal”, já que a promoção não resolverá o problema da receita recorrente.

 

T de Time-based (uma meta precisa ser Temporal):

 

T de Time-based - Frase do Chapeleiro Maluco

 

Não adianta criar metas sem definição de tempo. Isso porque você e sua equipe correm o risco de se esquecer ou postergar na hora de fazer o objetivo determinado. Ou então o oposto: se estressarem por uma meta que obviamente não caberia naquele espaço de tempo.

A dica então é criar um calendário com datas e eventos para que você planeje suas metas de acordo com determinado período de tempo. Além disso, é bom também destrinchar a meta em pequenas tarefas que devem ser feitas ao longo do prazo. Isso ajuda a equipe a se manter focada no objetivo e entender o impacto que tem na meta final.

Como todo bom planejamento, ele sofrerá alterações, mas ao menos você terá um rumo e
noção de tempo.

 

Conclusão

 

Para implantar a metodologia na sua empresa, ela precisará definir responsáveis (normalmente cargos gerenciais), reunir equipes para entender mais sobre as necessidades departamentais e empresariais, montar o planejamento e definir os objetivos a serem alcançados.

Seguindo as diretrizes do método S.M.A.R.T. sua empresa vai conseguir criar metas mais assertivas e reais, ainda que desafiadoras. Além disso, ele também pode ser atrelado a outras metodologias, como os O.K.R.s, que usam do S.M.A.R.T. para a criação dos Resultados-chave.

Você precisará de números para poder avaliar se sua empresa está indo para o caminho correto definido pelas metas. Por isso, dashboards, sistemas e outras ferramentas são necessárias para avaliar o seu sucesso.

Apesar de ser mais comum em empresas SaaS, com alguns ajustes você consegue implementar o S.M.A.R.T. no seu negócio, seja ele de qual nicho for. Que tal testar? Então mãos à obra!

 

https://neilpatel.com/br/blog/metas-smart/
https://www.ibccoaching.com.br/portal/4-exemplos-de-metas-smart-e-como-aplicar-o-conceito-na-sua-empresa/

 

Receba Dicas GRATUITAS de Gestão de Empresas!

Inscreva-se abaixo. 😉

¹ Não se preocupe. Não mandamos Spam. ² Ao assinar nossa newsletter você aceita nossa Política de Privacidade e uso de Dados.

Pacotes Promocionais

Atacado, Varejo, Serviços e Indústrias

Dúvidas? Fale com nossos especialistas.
Ligamos para você