Como realizar uma precificação de produtos eficiente e obter lucro
Um dos pontos mais importantes da gestão de um negócio é garantir que os preços praticados sejam atrativos e competitivos. E, acima de tudo, eles devem ser desenvolvidos de modo que garantam o equilíbrio entre receita e despesas, para que o negócio obtenha lucratividade.
A precificação dos seus produtos pode, portanto, ser um dos pilares para o sucesso do negócio. Por isso, ter algumas estratégias assertivas de precificação, baseadas em informações relevantes, é essencial. Aqui você confere algumas dicas para ter sucesso neste processo do seu negócio. Confira:
Conheça suas despesas
O primeiro passo da precificação é entender o quanto as despesas impactam na sua empresa. E aqui entram todos os gastos necessários para manter o funcionamento da operação: compra de produtos/insumos, custo de fabricação, itens básicos como aluguel, água e luz, custo de mão de obra e de comunicação.
Tendo todas essas frentes monitoradas e bem detalhadas é possível estimar com precisão quanto de faturamento a empresa deve ter para atingir o seu ponto de equilíbrio.
A partir daí, cruzando estas informações com a capacidade produtiva e o volume de vendas, sua equipe pode não só estimar um preço médio de venda como criar metas comerciais.
Acompanhar essas metas com frequência e atualizá-las sempre que necessário também é muito importante. Mantenha sempre o cadastro de seus vendedores e suas performances monitoradas e, assim, estipule novas metas. Seu CRM, integrado a um sistema de gestão com módulo comercial, pode possibilitar essa visão transparente da performance.
Curva ABC
Outro método eficiente para atingir o seu equilíbrio comercial e realizar uma boa precificação é a Curva ABC. Este método cruza seus dados de vendas, estoque e margem de lucro, apontando assim quais produtos são o carro-chefe da empresa.
Entre as informações que podem ser visualizadas estão, por exemplo, quantos produtos tiveram melhor performance de vendas em determinado período e aqueles que não podem faltar no seu estoque.
É com base nestes dados que é possível otimizar a precificação, trazendo valores ajustados conforme o valor agregado de um produto, sua escassez e busca por parte dos clientes.
Também é com base nestas informações que é possível manter o estoque atualizado e até mesmo avaliar a performance dos seus vendedores.
Margem de lucro
Por fim, a precificação de um produto deve levar em consideração a margem de lucro esperada pela empresa. Mais do que cobrir os custos, o preço de venda deve garantir também o pagamento dos impostos sobre as vendas e estar atrelado à previsibilidade do caixa para a continuidade do negócio.
Produtos que são o carro-chefe da empresa devem ser acompanhados ainda mais de perto e ter uma margem de lucro estratégica, que garanta um caixa para o crescimento da empresa.
Sempre que um novo produto passar a integrar o mix da sua empresa, utilizar estes três fatores apontados aqui neste post como referência para a precificação pode tornar o processo mais simples e assertivo. Não esqueça da importância de utilizar dados atualizados, e que ter um bom módulo de gestão comercial proporciona este controle frequente das informações.
Prever, rever e antecipar melhorias é essencial para que a precificação do seu mix proporcione competitividade e lucratividade.
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