Um dos pontos mais importantes da gestão de um negócio é garantir que os preços praticados sejam atrativos e competitivos. E, acima de tudo, eles devem ser desenvolvidos de modo que garantam o equilíbrio entre receitas e despesas, para que o negócio obtenha lucratividade.
A precificação dos seus produtos é, portanto, um dos pilares para o sucesso do negócio, independentemente do porte ou área de atuação. Por isso, ter algumas estratégias assertivas de precificação, baseadas em informações relevantes, é essencial. Aqui você confere algumas dicas para ter sucesso neste processo do seu negócio. Confira:
Conheça suas despesas
O primeiro passo da precificação é entender o quanto as despesas impactam na sua empresa. E aqui entram todos os gastos necessários para manter o funcionamento da operação: compra de produtos/insumos, custo de fabricação, itens básicos como aluguel, água e luz, custo de mão de obra e de comunicação.
Tendo todas essas frentes monitoradas e bem detalhadas, é possível estimar com precisão quanto de faturamento a empresa deve ter para atingir o seu ponto de equilíbrio.
O ponto de equilíbrio é essencial para o planejamento financeiro. Isso porque ele representa o valor de vendas que sua empresa precisa atingir para que as receitas sejam iguais aos custos.
A partir daí, cruzando estas informações com a capacidade produtiva e o volume de vendas, sua equipe pode não só estimar um preço médio de venda como criar metas comerciais.
Acompanhar essas metas com frequência e atualizá-las sempre que necessário também é muito importante. Mantenha sempre o cadastro de seus vendedores e suas performances monitoradas e, assim, estipule novas metas.
Curva ABC
Outro método eficiente para atingir o seu equilíbrio comercial e realizar uma boa precificação é a Curva ABC. Este método cruza seus dados de vendas, estoque e margem de lucro, apontando assim quais produtos são o carro-chefe da empresa, ou seja, aqueles que têm maior impacto no faturamento.
Entre as informações que podem ser visualizadas estão, por exemplo, quantos produtos tiveram melhor performance de vendas em determinado período e aqueles que não podem faltar no seu estoque.
É com base nestes dados que é possível otimizar a precificação, trazendo valores ajustados conforme o valor agregado de um produto, sua escassez e busca por parte dos clientes.
Também é com base nestas informações que é possível manter o estoque atualizado e até mesmo avaliar a performance dos seus vendedores.
Como o próprio nome indica, o objetivo da Curva ABC é classificar os produtos de uma empresa em três categorias: A, B e C.
- Categoria A: Representa os itens de maior valor para sua empresa. Geralmente, eles contribuem significativamente para a receita ou lucro, mesmo que sejam uma minoria em número. Por exemplo, pode ser que 20% dos produtos que você vendeu no mês representem 80% do seu faturamento.
- Categoria B: Produtos nesta categoria têm um valor intermediário. Eles não são tão críticos quanto os da Categoria A, mas ainda têm uma contribuição importante.
- Categoria C: Itens de menor valor. Embora sejam muitos em número, eles contribuem com uma parcela relativamente pequena para os resultados financeiros.
A importância de ter um indicador como a Curva ABC no momento de realizar a precificação de produtos é essencial, pois ela auxilia na alocação eficiente dos recursos. Ao direcionar os esforços de precificação para os produtos com maior relevância (Categoria A), é possível obter melhores resultados financeiros e tomar decisões mais estratégicas sobre o portfólio de produtos.
Leia também: Desvendando a Curva ABC – guia completo com estudo de caso e dicas de como criar a Curva ABC do seu negócio!
Mark-up
O Markup é uma metodologia de precificação que permite definir o preço de venda por meio de cálculos que levam em consideração o Preço de Custo do Produto, Despesas, Impostos e o Lucro Pretendido.
Atualmente, essa é uma das principais metodologias de precificação para empresas que buscam um preço de venda mais justo, levando em consideração tantos os fatores internos da organização, como as despesas e expectativas de lucros, como os externos, levando em consideração os impostos.
Em razão disso, a definição de preços por meio do Mark-up leva em consideração dois fatores: 1) o preço de um produto deve cobrir gastos com esse produto e 2) o preço deve retornar uma margem de lucro justa.
Para compreender a fundo os cálculos que envolvem a definição do Mark-up, você pode acessar o guia completo que temos clicando no link abaixo.
Leia também: Mark Up: Monte o preço dos seus produtos com este índice
Margem de lucro
Por fim, a precificação de um produto deve levar em consideração a margem de lucro esperada pela empresa. Mais do que cobrir os custos, o preço de venda deve garantir também o pagamento dos impostos sobre as vendas e estar atrelado à previsibilidade do caixa para a continuidade do negócio.
Produtos que são o carro-chefe da empresa devem ser acompanhados ainda mais de perto e ter uma margem de lucro estratégica, que garanta um caixa para o crescimento da empresa.
Sempre que um novo produto passar a integrar o mix da sua empresa, utilizar estes quatro fatores aqui elencados como referência para a precificação pode tornar o processo mais simples e assertivo. Não se esqueça da importância de utilizar dados atualizados, e de que ter um bom sistema gestão comercial proporciona este controle frequente das informações.
Prever, rever e antecipar melhorias é essencial para que a precificação do seu mix de produtos proporcione competitividade e lucratividade.
Ferramenta de gestão para um controle completo da empresa: da precificação de produtos à análise de indicadores em tempo real
As análise da Curva ABC, a criação do Mark-up e análise detalhada das informações da empresa, como as despesas, são essenciais para uma tomada de decisão mais assertiva e eficaz.
Porém, precisamos ser realistas. Apesar da importância disso tudo, ter essas informações de maneira “redonda” demanda muito tempo e trabalho.
E que empresário tem tempo para lidar com a grande quantidade de informações envolvidas nessas análises, além de conseguir atualizar planilhas periodicamente?
A vida do empreendedor é corrida, e muitas vezes tarefas estratégicas são postas de lado para lidar com o operacional dia a dia.
Por isso, é essencial contar com uma ferramenta de gestão empresarial para poupar tempo e conseguir ter essas informações de forma automatizada e ainda com a opção de ajustar filtros para ter uma visão mais segmentada e precisa do que está acontecendo na empresa.
No TotalERP é justamente isso que você encontra. Dentre as centenas de funcionalidades do sistema, a Curva ABC está entre uma das ferramentas analíticas mais utilizadas pelos usuários e que pode ser encontrada no módulo de Indicadores.
Além disso, com os dados e indicadores do sistema você consegue encontrar facilmente as informações necessárias para precificar produtos e serviços. O melhor é que as informações são atualizadas em tempo real!
Para descobrir como isso funciona na prática, clique no botão de WhatsApp que aparece na tela para conversar com um especialista em gestão do TotalERP. Você pode conferir, por meio de uma demonstração 100% gratuita, que o TotalERP é a ferramenta que está faltando para você organizar a gestão empresarial do seu negócio para que sua empresa consiga ir ainda mais longe!
Leia também:
>> Demonstração de Resultados do Exercício (DRE): o que é e como interpretar?
>> Tecnologia eficaz e acessível: os 3 pilares para escolher o sistema de gestão perfeito
>> Meios de Pagamento: Facilite os Pagamentos da Sua Empresa