fbpx
Fale grátis com um especialista 0800 591 7567 ou Enviar WhatsApp

Controle de Estoque: 5 etapas básicas para uma organização eficiente

 

Seja no varejo, no atacado ou na indústria, qualquer setor relacionado à venda de produtos, o controle de estoque é sempre um fator que traz preocupação. Afinal, sem um bom gerenciamento de insumos, um negócio pode deixar de produzir e o cliente fica sem o item que tanto deseja. No fim das contas, o prejuízo afeta todas as áreas, comprometendo não só a produção e a disponibilidade de produtos, como o próprio relacionamento com o mercado.

Para evitar contratempos neste sentido, é essencial contar com um controle de estoque eficiente e que seja realizado de forma eficaz. Na prática, porém, muitos empresários acabam se deparando com grandes dificuldades no momento de gerenciar o estoque da empresa.

Para que você não tenha mais esse problema, nós listamos neste post 5 etapas básicas para a sua empresa realizar uma organização eficiente e não perder dinheiro por conta da falta de controle de estoque. Confira!

 

1 – Realize inventários

A primeira etapa para se conquistar um controle de estoque efetivo é a realização de um levantamento dos itens. O chamado inventário precisa ser realizado com determinada frequência. Neste processo de levantamento, não se deve apenas registrar tipo e quantidade de itens, mas também separá-los e classificá-los.

A realização de um inventário auxilia ainda no controle de validade dos produtos e a organização do estoque garante a redução de perdas, com a disposição de itens com vencimento próximo à frente dos demais.

O inventário é, portanto, a primeira e fundamental ação para uma empresa que quer gerenciar um estoque com qualidade e eficiência.

Antigamente, o processo de inventariar as mercadorias era extremamente laborioso. Tudo tinha que ser feito de forma manual. Atualmente, porém, existem sistemas para inventário que facilitam todo o processo e ainda permitem conferir a movimentação dos produtos em tempo real.

 

2 – Esteja atento aos custos e receitas

Feito o levantamento do seu estoque, lembre-se que ter controle não é apenas saber o que há de produtos armazenados. É preciso ir além e entender também os custos e as receitas atrelada aos itens. Assim, sabendo quanto é preciso desembolsar para adquirir determinados produtos – incluindo variáveis de frete, por exemplo -, a precificação ao cliente tende a ser mais assertiva.

A receita também precisa ser considerada para que sua empresa possa utilizar determinadas vendas sazonais e garantir maior lucratividade sobre os itens.

 

3 – Alinhe o volume de vendas

Dependendo do produto ofertado, ele deverá ser estocado em maior quantidade em determinadas épocas do ano. Ter também um bom inventário ajuda a entender se é possível armazenar alguns itens em maiores quantidades do que as habituais, visando aproveitar a variação de preços do mercado. Por isso, esteja atento ao volume de vendas na sua empresa e utilize estas informações para gerenciar seu estoque com segurança.

Entender o volume de venda de determinados produtos também ajuda a reorganizar o estoque a partir de promoções específicas, visando evitar o vencimento dos itens, caso seu negócio trabalhe com produtos perecíveis. No caso da indústria, o volume de vendas é um dado essencial para garantir os insumos necessários para a produção no estoque. Sem estas informações, o gerenciamento é falho e sua empresa corre o risco de ter que interromper a produção por falta de materiais.

 

4 – Cuidado com o estoque em excesso

Um problema comum de muitas empresas é que, sem uma visibilidade eficiente do estoque, elas acabam armazenando mais do que o necessário. Estoque parado é dinheiro parado e, por isso, é muito importante garantir o giro das mercadorias. Ao realizar o inventário e identificar um alto volume de determinados itens, é importante tratar o problema – isso pode ser feito através de negociação de troca com o fornecedor ou mesmo promoções e liquidações, no caso do varejo.

 

5 – Centralize informações e use dados a seu favor

Realizar as etapas acima pode parecer simples, mas vai dispender tempo e energia da sua equipe se tudo ocorrer manualmente. Sem contar que a falta de controle e a possibilidade de erros é frequente quando não há uma centralização das informações.

Realizar este processo é muito mais simples e seguro com o uso de uma solução de gestão já estruturada para este fim. Sistemas ERP ajudam não só a realizar o inventário – dando baixa e controlando validades automaticamente a partir dos registros inseridos e de notas fiscais de novas compras e vendas –, mas também a avaliar estratégias a partir de informações de outras áreas.

A centralização dos dados permite, por exemplo, a extração de relatórios de vendas em períodos anteriores para que o controle de estoque atue com base em históricos confiáveis, e possa, a partir destas informações, preparar a empresa para novos períodos similares. É uma maneira eficaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e eliminar desperdícios.

Se a sua empresa ainda não conta com esse sistema, essa é a hora de você conquistar maior assertividade na gestão do seu negócio. Aqui no TotalERP nós ajudamos empresários dos mais variados segmentos a organizar a empresa e ter maior controle do estoque e inventário por meio de um sistema integrado de gestão.

Quer saber como podemos te ajudar? Clique no ícone do WhatsApp que aparece em sua tela para conversar com um de nossos especialistas.

Receba Dicas GRATUITAS de Gestão de Empresas!

Inscreva-se abaixo. 😉

Planos pensados para cada momento da sua empresa:

Atacado, Varejo, Indústria, Transporte e Serviços

Básico

Básico

Ideal para quem precisa emitir NF-e, controlar estoque e financeiro com:
POUCO INVESTIMENTO

Inclui:

  • 2 Usuários do Sistema
  • Administrativo
  • Financeiro
  • Estoque
  • Vendas e O. S.
  • Boletos 50/mês
  • NF-e 100/mês
  • Backup de Dados
  • Espaço de Dados Ilimitado
  • Suporte Premium Básico
  • Arquivar/Gerenciar XML

Intermediário

Intermediário

Perfeito para quem precisa agilizar as vendas de forma inteligente para:
GERAR CRESCIMENTO

Inclui:

  • 5 Usuários do Sistema
  • Administrativo
  • Financeiro
  • Estoque
  • Vendas e O. S.
  • Compras
  • Indicadores
  • Boletos 250/mês
  • NF-e 250/mês
  • MD-e/DF-e  100/mês
  • Backup de Dados
  • Espaço de Dados Ilimitado
  • Suporte Premium Básico
  • Arquivar/Gerenciar XML

Promocional
Avançado

Avançado

Criado para acompanhar o crescimento empresarial proporcionando:
MAIS CONTROLE

Inclui:

  • 10 Usuários do Sistema
  • Administrativo
  • Financeiro
  • Estoque
  • Vendas e O. S.
  • Compras
  • Entregas
  • Indicadores
  • Inventário
  • Boletos 500/mês
  • NF-e 500/mês
  • MD-e/DF-e  250/mês
  • Backup de Dados
  • Espaço de Dados Ilimitado
  • Suporte Premium Básico
  • Arquivar/Gerenciar XML

Enterprise

Enterprise

Feito para empresas maduras com visão competitiva de negócios para ganhar:
MAIS MERCADO

Inclui:

  • 15 Usuários do Sistema
  • Administrativo
  • Financeiro
  • Estoque
  • Vendas e O. S.
  • Compras
  • Entregas
  • Indicadores
  • Inventário
  • Inadimplência
  • Crediário
  • Int. E-commerce/ App
  • Boletos 1000/mês
  • NF-e 1000/mês
  • MD-e/DF-e  500/mês
  • Backup de Dados
  • Espaço de Dados Ilimitado
  • Suporte Premium Básico
  • Arquivar/Gerenciar XML

Dúvidas? Fale com nossos especialistas.
Enviar WhatsApp