O termo controle de estoque é usado para abranger funções bastante diferentes e relacionadas entre si e pode ser interpretado como controle contábil e controle operacional. Saiba mais sobre a implantação de sistema de controle de estoque.

O controle contábil dos estoques se preocupa com o registro adequado do recebimento e consumo do material, bem como com o fluxo de mercadorias através da fábrica para o estoque final e, eventualmente, para os clientes.

Também se preocupa com a salvaguarda dos bens da empresa na forma de matérias-primas, trabalhos em andamento e produtos semiacabados e por isso é tão importante.

 

 

Implantação de sistema de controle de estoque – Entenda seus benefícios

A implantação de sistema de controle de estoque se preocupa em manter os estoques com o nível ideal, tendo em vista os requisitos operacionais e os recursos financeiros da empresa.

O objetivo de manter estoques é permitir que a empresa separe o processo de compra, fabricação e comercialização de seus produtos primários. Eles são um componente do capital de giro da empresa e, como tal, representam uma conta corrente.

Os estoques também são vistos como uma fonte de quase todo o dinheiro. O objetivo é alcançar eficiências em áreas onde os custos estão envolvidos. O controle do inventário científico resulta em redução de estoques, por um lado, e declínio substancial na escassez crítica, por outro.

Nos parágrafos a seguir, podemos especificar as várias importâncias resultantes da manutenção de estoques:

Redução do risco de escassez de produção

As empresas fabricam principalmente produtos com centenas de componentes. Toda a operação de produção pode ser interrompida se algum deles estiver faltando. Para evitar a escassez de matéria-prima, a empresa pode manter estoques maiores.

Redução do custo do pedido

Quando uma empresa faz um pedido, incorre em certas despesas. Formulários diferentes devem ser preenchidos. As aprovações devem ser obtidas e as mercadorias que chegam devem ser aceitas, inspecionadas e contadas.

Esses custos variam de acordo com o número de pedidos feitos. Quanto menor o estoque, menor o capital necessário para transportá-lo.

Minimizar o bloqueio de recursos financeiros

A importância do controle de estoque é minimizar o bloqueio de recursos financeiros. Reduz a vinculação desnecessária de capital em excesso de estoques. Também melhora a posição de liquidez da empresa.

 

Evitando vendas perdidas

A maioria das empresas perderia negócios sem bens em mãos. Geralmente, uma empresa deve estar preparada para entregar mercadorias sob demanda.

Ao realizar a implantação de sistema de controle de estoque e garantir a disponibilidade oportuna de suprimentos adequados de mercadorias, o controle de estoque ajuda a empresa e os consumidores.

Alcançar um planejamento eficiente da produção- Implantação De Sistema De Controle De Estoque

O processo de fabricação pode ocorrer em tiragens de produção suficientemente longas e com cronogramas pré-planejados para alcançar eficiências e economias.

Ao manter um nível razoável de programação de produção de estoque, fica mais fácil para o gerenciamento dessas operações.

Ganhando descontos por quantidade

Ao fazer compras em grandes quantidades, muitos fornecedores reduzem o preço de suprimentos e peças de componentes.

Os pedidos grandes podem permitir que a empresa obtenha descontos regularmente. Esses descontos, por sua vez, reduzem o custo das mercadorias e aumentam os lucros.

 

Aproveitando a vantagem das flutuações de preços- Implantação De Sistema De Controle De Estoque

Quando os preços das matérias-primas são baixos, a empresa faz compras em lotes econômicos e mantém a continuidade das operações.

Ao reduzir o custo das matérias-primas e obter preços altos para seus produtos, a empresa maximiza o lucro. Com a ajuda do controle de estoque, a empresa tira proveito das flutuações de preço.

Maré sobre as flutuações da demanda

A implantação de sistema de controle de estoque também ajuda a empresa a controlar a flutuação da demanda. Eles são resolvidos mantendo um estoque de segurança da empresa.

Estoque de segurança refere-se a estoques realizados para proteger contra variações na taxa de vendas, taxa de produção e tempo de aquisição. O controle de estoque visa manter o custo mínimo de manutenção do estoque de segurança.

Decidir o reabastecimento oportuno de estoques

O controle de estoque resulta na manutenção dos registros necessários, o que pode ajudar a manter os estoques dentro dos limites desejados.

Com a ajuda de registros adequados, a empresa pode se proteger contra roubos, desperdícios e vazamentos. Esses registros também ajudam a decidir sobre o reabastecimento oportuno dos estoques.

 

Implantação De Sistema De Controle De Estoque – Qual escolher

O controle de estoque se preocupa com a revisão periódica dos materiais em para detectar aqueles não necessários para a produção planejada ou se os materiais obsoletos continuam ocupando espaço de armazenamento até serem removidos das lojas.

Os métodos de controle de inventário nos fornecem um meio para determinar um nível ideal de estoque, bem como quanto deve haver novo pedido ou não. Existem vários métodos sugeridos para controles de inventário.

A gestão da sua empresa não precisa ser complicada e é isso que Total ERP acredita. Da emissão da primeira nota fiscal até o controle do fluxo de caixa, o Sistema Total E.R.P. é o parceiro ideal para ajudar a administrar o seu negócio.

Ele garante a você o acesso a partir de qualquer dispositivo, controle completo de sua empresa, suporte especializado, armazenamento com privacidade e planos para cada tipo de empresa, indo do básico ao avançado.

Tudo isso com custo que cabe no seu bolso. A direção ou o plano que você escolher dependerá dos negócios que você está conduzindo e do essencial que você sente que deve ser cumprido.

O ponto central é que o controle de estoque é vital para a sobrevivência do seu negócio. Se você não tem uma boa noção do seu inventário, nunca terá uma ideia verdadeira de como está sua empresa.

É um mercado competitivo, por isso, não deixe que o excesso ou a escassez de estoque se torne seu ponto fraco. Se você ainda não fez a implantação de sistema de controle de estoque, não demore mais. Entre em contato com a Total ERP.

Receba Dicas GRATUITAS de Gestão de Empresas!

Inscreva-se abaixo. 😉

¹ Não se preocupe. Não mandamos Spam. ² Ao assinar nossa newsletter você aceita nossa Política de Privacidade e uso de Dados.

Promoção de Outubro: Ganhe Suporte Premium Grátis!

Atacado, Varejo, Serviços e Indústrias

Dúvidas? Fale com nossos especialistas.
Ligamos para você