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A Importância dos Indicadores para o Sucesso do seu Negócio

 

A gestão empresarial é uma atividade que envolve inúmeros desafios. Para conseguir enfrentá-los de maneira eficaz, é essencial uma estratégia que permita uma melhor tomada de decisão. E aqui entra a relevância dos indicadores de desempenho para nortear suas ações e ajudar no crescimento da sua empresa.

Os indicadores mostram aquilo que está indo bem e dando resultados e também aquilo que não está indo tão bem no negócio. A análise desse números possibilita que você ganhe vantagens competitivas para sua organização e oferecem insights sobre onde focar seus esforços.

Mas  para conseguir isso, primeiro é necessário possuir uma cultura data-driven, ou seja, orientada por dados. Isso ocorre porque são os dados — informações produzidas internamente na empresa — que ajudam a decifrar os melhores passos para serem seguidos em determinada situação. 

 Quer saber mais sobre a importância dos indicadores e como adotá-los em sua empresa? A seguir você confere tudo sobre o tema!

 

Como implementar indicadores de desempenho na sua empresa?

No começo, implementar indicadores pode parecer um tanto desafiador. Para ajudar, separamos abaixo cinco dicas que abordam o passo a passo necessário para não apenas implementar esses indicadores, mas também utilizá-los da maneira mais eficaz possível rumo aos objetivos que sua empresa deseja conquistar.

 

  • Conheça seu objetivo

Os indicadores não devem ser utilizados por si só. Isso significa dizer que eles devem ter seu uso contextualizado com a realidade do negócio. Para isso, é importante ter claras algumas informações:

  • Quem é seu público-alvo?
  • Como sua empresa quer se posicionar no mercado?
  • A nível estratégico, o que foi feito no passado? 
  • Quais são as informações que você deve levar em consideração agora no momento de traçar seus objetivos?
  • Que números podem ser usados para indicar se seu negócio está tendo sucesso ou não?
  • Como criar objetivos que sejam “SMART”, ou seja, específicos, mensuráveis, atribuíveis, realistas e com prazo de tempo?
  • Quais dados devem ser coletados?

Se a sua empresa não possui ainda uma cultura baseada em dados, pode ser um pouco trabalhoso, no início, criar objetivos factíveis. Porém, com o tempo, conforme mais dados são gerados, essa tarefa vai se tornando mais fácil de ser realizada (mas ainda assim continua desafiadora). 

 

  • Defina os indicadores-chave para o seu negócio

Nessa etapa, é importante refletir sobre quais são os indicadores que mais refletem a realidade da empresa e quais refletem de maneira mais acurada os objetivos que você traçou. 

Se você tem um negócio online, por exemplo, é útil acompanhar métricas como número de visitas no site, taxa de rejeição da página, sessões, conversões e vendas.

É importante tomar bastante cuidado nesta etapa, pois indicarem que não reflitam os objetivos que você trouxe não serão capazes de fornecer  insights para tomada de decisão. 

Também é relevante selecionar poucos indicadores, mas que sejam muito relevantes para a empresa. Não adianta ter um excesso de indicadores, pois ficará trabalhoso elaborar todos eles e você ainda corre o risco de se perder nas análises.

 

  • Monitore periodicamente os indicadores

Os indicadores apenas funcionam quando são monitorados com certa frequência.

Essa frequência varia de acordo com o tipo de negócio. Algumas empresas, como e-commerces, geram uma grande quantidade diária de dados, o que faz necessários que eles sejam acompanhados diariamente.

Em outros casos, o monitoramento semanal pode ser o mais indicado. Não existe receita mágica para saber a frequência. Por isso, vale a pena refletir atentamente para a realidade da empresa antes de estabelecer uma periodicidade de checagem dos indicadores. 

 

  • Analise os indicadores para identificar padrões ou anomalias

Com o tempo, os dados obtidos a partir dos indicadores deverão ser analisados com o objetivo de identificar o modo como eles se comportam, bem como avaliar padrões que indicaram períodos mais fortes ou fracos.

Isso é de extrema importância, já que esses dados irão permitir que, em circunstâncias similares, você tome decisões mais assertivas para o seu negócio.

 

  • Utilize um ERP para otimizar a coleta de dados

Manter-se competitivo exige a tomada rápida e eficaz de decisões  por parte dos gestores. Para isso, não dá mais para ficar contando com uma infinidade de planilhas, não é mesmo?

Além de ter seu preenchimento demorado, as planilhas estão passíveis a erros humanos, o que acaba prejudicando a estratégia de sua empresa e faz com que as melhores decisões nem sempre sejam tomadas.

Para contornar esse problema, a decisão mais inteligente é investir em um sistema de gestão empresarial, também chamado de ERP na sigla em inglês. Trata-se de um ambiente online que integra as diversas áreas de sua empresa (como administrativo, comercial e financeiro) de forma centralizada e eficiente.

No TotalERP, por exemplo, você encontra uma grande diversidade de funções: emissor de notas fiscais, ponto de vendas (PDV), gestão de estoque, gestão de vendas, gestão administrativa e muito mais.

Além disso, temos especificamente um módulo de indicadores. Ele fornecerá as informações-chave para que seu negócio tome decisões estratégicas e conquiste mais espaço e clientes no mercado.

 

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