Todo empresário já deve ter ouvido falar, pelo menos uma vez, na taxa Selic. Ela é a taxa básica de juros da economia brasileira e o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (Bacen) para controlar a inflação.
Isso pode nos dar uma ideia do que se trata, mas convenhamos que a definição acima está cheia de “economiquês”, ou seja, de jargão da área das ciência econômicas que torna difícil compreender como essa taxa afeta a vida do empresário no dia a dia.
Simplificando: Quando o Banco Central aumenta a taxa Selic, ele torna o crédito (e, por consequência, o dinheiro) mais caro, o que faz com que os bancos emprestem menos dinheiro para as pessoas. Por outro lado, quando a taxa Selic é reduzida, o crédito fica mais barato e os bancos emprestam mais dinheiro.
O objetivo do governo ao controlar a quantidade de dinheiro em circulação é manter a economia do país equilibrada. Quando há muito dinheiro circulando, os preços sobem muito e a inflação fica descontrolada, o que prejudica todo mundo. Por isso, a taxa Selic é tão importante para o nosso país!
Pode parecer complexo, mas criamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema de maneira descomplicada. Boa leitura!
O que é a Selic?
Antes de comentarmos sobre a taxa Selic, precisamos dar uma pincelada sobre o que significa Selic (sim, existe uma diferença entre essas duas coisas). E, para podermos falar sobre a Selic, precisamos falar sobre o governo.
Para quitar dívidas ou investir, o Governo Federal precisa ter dinheiro em caixa. A forma mais conhecida para juntar essa receita é a arrecadação de impostos. Porém, esse não é o único jeito. Outra maneira de ter saldo em caixa é com a venda de títulos do Tesouro Nacional.
Esses títulos do Tesouro são certificados de dívidas que o próprio governo vende e que cede direito ao comprador (que são em sua grande maioria instituições financeiras) de receber o valor de volta com acréscimo de juros depois de certo tempo.
É como se o governo emprestasse o dinheiro de alguém, emitisse um documento prometendo devolver o dinheiro e depois pagasse a pessoa com juros.
Quem controla os títulos do Tesouro é o Banco Central por meio do Sistema Especial de Liquidação e Custódia – ou seja, o Selic.
E o que é a Taxa Selic?
Agora fica simples. A taxa Selic é a taxa de juros que está relacionada às transações desses títulos do Tesouro Nacional.
Ela é considerada a taxa de juros básica da economia brasileira, já que impacta diretamente outras taxas de juros, como as de empréstimos, financiamentos e rendimentos como da Poupança, da Renda Fixa e do próprio Tesouro Direto.
Como a Taxa Selic afeta minha empresa?
Como dito antes, a alteração na taxa Selic influencia em outras taxas de juros do mercado. A taxa dos bancos para empréstimos, como dito anteriormente, é uma delas. A de cartões de crédito também.
Além de afetar diretamente diversas taxas do nosso dia a dia, a taxa Selic também impacta no consumo. A correlação é a seguinte:
Em períodos de inflação alta, o Banco Central aumenta a taxa Selic. Isso faz com que os juros dos bancos, por sua vez, também aumentem. Juros altos desestimulam o consumo, pois os juros de parcelamento ficam mais caros, ou seja, fica mais difícil para as pessoas conseguirem crédito para compras de maior valor. Além disso, acaba valendo mais a pena guardar o dinheiro na poupança ou em investimento de rendas fixa, pois com a taxa alta esses investimentos irão render bem. Com a queda do consumo, a demanda diminui e as empresas precisam baixar os preços para conseguir continuar vendendo. Dessa forma, a inflação cai.
Uma inflação baixa faz com que a taxa Selic também diminua, influenciando bancos a fazerem o mesmo com as suas taxas de juros. Isso estimula o consumo e, consequentemente, a produção e venda de diversas empresas.
Para ilustrar melhor, temos dois exemplos – um com uma taxa Selic mais alta e outro com ela mais baixa:
Caso você tenha uma oficina mecânica, empréstimos com juros altos afetam negativamente o seu negócio. De maneira mais direta, caso a sua empresa precise emprestar dinheiro do banco, a sua oficina pagará mais juros. Já indiretamente, sem poder pagar empréstimos, os clientes acabam deixando o conserto do carro para depois, o que impacta no faturamento da sua oficina.
Já para um supermercado, uma taxa Selic reduzida influencia as taxas de cartões de crédito a diminuir. Com juros menores, os consumidores acabam comprando mais, já que conseguem parcela mais suas compras, o que aumenta o faturamento e o lucro da empresa.
Como a minha empresa pode se preparar para a Taxa Selic?
Cada setor deve analisar cautelosamente como a economia afeta o consumo e a própria receita. Mas a nossa dica é: invista em sua própria empresa.
Exatamente!
Investir em si mesmo significa que o negócio deve modernizar seus processos, sua própria organização, ter um super controle financeiro e até encontrar novas e melhores formas de vender produtos ou serviços. Só assim a empresa se prepara para qualquer cenário econômico.
Com processos mais estruturados, sua empresa pode, por exemplo, ter uma visão financeira adequada do seu negócio, crescer sem se endividar e ter sucesso com uma gestão eficiente evitando os impactos negativos das mudanças nos índices econômicos do nosso país.
E, para ter um controle perfeito do seu negócio, apenas um sistema intuitivo que te dá visão TOTAL pode ajudar a tomar decisões eficazes. Ou seja, apenas o Sistema TotalERP.
Convidamos você a testar gratuitamente o nosso sistema por 15 dias e ver como ter gestão, dados e indicadores da sua empresa te prepara para o crescimento. Clique no botão do WhatsApp no topo da página e venha para o TotalERP!