Sistema de Estoque – O que ele faz?

 

Quando se fala de controle de estoque, organização é uma qualidade indispensável. É necessário ser muito bem organizado para manter as mercadorias devidamente separadas, posicionadas e identificadas. Na tentativa de serem eficientes, muitos anotam nos cadernos ou planilhas, mas isso ainda permite erros. Por isso, para conseguir manter a melhor solução é adotar um sistema de estoque.

Esses softwares de controle de estoque permitem que você organize mais facilmente o posicionamento dos lotes, atualize seu estoque instantaneamente quando um produto entrar ou sair e que você faça balanço de mercadorias, por exemplo.

Com isso, um sistema de estoque computadorizado não só economiza tempo, mas também espaço – o que é ideal para aumentar a produtividade de indústrias, atacadistas e varejistas – e capital.

Leia mais detalhes abaixo e entenda outras vantagens em possuir um sistema de estoque em uma empresa.

 

Quais vantagens em ter um Sistema de Estoque?

 

Organização

Cada tipo de produto exige uma forma de armazenamento específica. Alimentos normalmente seguem a data de validade, já outros bens podem ser armazenados conforme a sua rotatividade no mercado. Matérias-primas de um produto de indústria podem ser organizadas por ordem de chegada, mas para outro produto elas podem ser organizadas por ordem de utilização na linha de produção. Seja qual for a ocasião dos produtos da sua empresa, tantas variáveis assim só podem ser controladas por um sistema de estoque

 

Status dos produtos em estoque

Só em um sistema de estoque completo você pode definir status para cada produto e saber se ele está zerado, mínimo, sem giro, entre outros níveis. Quando utilizados com inteligência, esses status permitem que sua empresa seja mais ágil, que reduza gastos e aproveite melhor a utilização de espaços. Eles são úteis, por exemplo, na hora de:

  • Repor nos produtos que estão em falta, mas vendem bem;
  • Não comprar produtos que estão parados a tempo;
  • Descobrir o que pode ir para promoção para reunir capital ou liberar espaço físico;
  • Em uma indústria, não produzir mais uma vez que os produtos estão no estoque máximo.

 

Rapidez

Os softwares de computadores são capazes de fazer tarefas que levariam horas se feitas manualmente em questão de segundos. Por isso, atividades como registro de entrada e saída, atualização de preços dos produtos, emissão de documentos, dentre outras, são feitas de um modo muito mais prático, rápido e efetivo.

 

Redução de erros

Outra finalidade de se utilizar um sistema automatizado para controlar o seu estoque é reduzir a chance de erros causados por falha humana, evitando assim furos de estoque, precificação e registro de impostos errados, entre outros.

 

Relatórios e Emissão de documentos

O registro e a documentação é parte fundamental do estoque de uma empresa. Sempre que um item entra ou sai de seu estoque, algum documento deverá ser emitido, seja uma nota fiscal ou algo semelhante. Até mesmo relatórios podem ser solicitados para controle interno. 

Esses documentos também fazem parte de se fazer um controle de estoque efetivo em sua empresa. E é só com um sistema de estoque que você consegue gerenciais esses documentos d e forma integrada.

 

Vale a pena utilizar um Sistema de Estoque?

Com o intuito de se destacarem no mercado, empresas do varejo, indústrias ou atacados buscam maneiras mais eficientes de organizar o estoque. Nesses segmentos, a eficiência pode ser um melhor aproveitamento dos espaços físicos, uma redução nos custos de compra, armazenamento ou venda, agilidade na hora encontrar produtos e separá-los para entrega, redução de desperdícios, entre outros.

Tarefas como verificação de estoque, reposição de mercadorias, organização do espaço, atualização de preços, dentre outras, são muito trabalhosas para serem feitas unicamente de forma manual. Por isso, usar da tecnologia para seu próprio benefício já é um avanço em direção a uma empresa mais competitiva no mercado.

Isso porque uma empresa que almeja o sucesso tem que pensar na sua produtividade. E o melhor jeito de aumentá-la é automatizando o máximo de tarefas possível, poupando assim o tempo útil de seus trabalhadores e aumentando o rendimento deles.

Por isso, sim. Ter um sistema de estoque é um grande benefício para qualquer empresa.

Caso queira saber mais, conheça o módulo de Controle de Estoque do Total E.R.P.. Além de fazer a gestão dos seus produtos, ele também pode ser integrado com o Controle Financeiro, emissor de Nota Fiscal Eletrônica ou Controle de Inventário, por exemplo. Clique neste link para conhecer mais sobre este módulo.

Entre em contato

(41) 3503 1002
(41) 3408 1004
(41) 99870.5557
Avenida Visconde de Guarapuava, 2764 Cj.1001
Curitiba - PR - 80030-070

Preencha para falar conosco






Conheça como o Total E.R.P funciona

Preencha os campos com suas informações para ter acesso ao ambiente de demonstração do Total E.R.P..

Fale conosco no (41) 3503-1002 ou, se preferir, no Contato Comercial (41) 99870-5557