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O trabalho em equipe se tornou, no cenário atual, uma condição essencial para o desenvolvimento e o progresso de qualquer negócio. Em razão disso, as habilidades interpessoais, que permitem um bom relacionamento com outras pessoas, são essenciais para qualquer profissional que tenha pretensão de alcançar uma carreira de sucesso.

Mas, não basta ter pessoas que saibam trabalhar bem em equipe. Para aproveitar e expandir o potencial desses indivíduos, é necessário também uma liderança qualificada e  bem preparada que seja capaz de estruturar o mapa do caminho rumo a uma equipe de alta performance. 

Você já se perguntou como alguns times conseguem se destacar dos demais, entregando resultados incríveis, com qualidade, eficiência e satisfação? Não é por acaso que eles existem, já que são fruto de um trabalho cuidadoso e contínuo, que envolve quatro grandes elementos: a cultura, a liderança, os profissionais e as competências coletivas. 

Neste texto, vamos explicar o que cada um desses elementos significa e como eles podem ajudar você a formar e manter times de alta performance em sua empresa. Vamos começar com uma pergunta muito importante.

 

O que são Times de Alta Performance (TAPs)?

É comum as pessoas pensarem que Times de Alta Performance são  apenas equipes que apresentam bons resultados, mas é muito mais do que isso. Quando nos referímos da Times de Alta Performance estamos falando de um modelo de gestão que combina competência técnica e operacional com a capacidade de direcionar as relações socioemocionais para o alto desempenho. Essas equipes não só atuam de forma eficaz, mas também conduzem suas dinâmicas internas para alcançar resultados extraordinários de forma consistente e duradoura.

Atuar com Equipes de Alta Performance é uma grande oportunidade de diferenciação no mercado, porque, apesar de ambicionado, é um modelo de gestão ainda muito pouco executado com excelência, já que exige um tempo de maturação e reformatação de muitas dinâmicas e processos internos ineficientes ou defasados. Isso, é claro, desestimula empresários que não têm uma visão de médio e longo prazo e nem disciplina para estruturar um modelo de gestão eficiente e produtivo. É exatamente nesse ponto que reside a possibilidade de diferenciação.. 

O ponto chave desse modelo de gestão é que ao colocar as equipes no protagonismo, os líderes  aumentam e refinam as habilidades das equipes em solucionar problemas, corrigir falhas, ajustar comportamentos e gerenciar conflitos com autonomia e autorresponsabilidade. 

Além do melhor aproveitamento da inteligência coletiva, esse modelo tem um profundo impacto na motivação dos colaboradores que, de fato, “vestem a camisa da empresa”, desafiando-se constantemente em busca de desempenho superior e melhores resultados.

Agora, vamos nos deter nos 4 grandes elementos dos times de alta performance. Eles são princípios e linhas de conduta que você deve seguir para propiciar o florescimento e a consolidação  de equipes de alta performance na sua empresa. 

 

4 grandes pressupostos para a formação de Times de Alta Performance

1 Cultura de Times de Alta Performance

A cultura de Times de Alta Performance pode ser definida como o jeito de ser e fazer do time, que reflete os valores, crenças, hábitos e práticas que guiam o comportamento dos membros e incentivam a busca pela excelência. 

Um time com uma cultura de Times de Alta Performance sabe onde quer chegar e compartilha essa visão com todos. Ele se comunica de forma aberta, franca e transparente, dando e recebendo feedbacks constantes e construtivos. Deve, também, reconhecer o mérito de cada um e celebrar as conquistas coletivas, além de aprender com os erros e buscar se aperfeiçoar sempre.

 

2 Liderança de Times de Alta Performance

É o papel exercido pelo líder ou pelos líderes do time, que têm a missão de inspirar, motivar, orientar, apoiar e desenvolver os profissionais. Um líder de Times de Alta Performance age com ética e dá o exemplo para o time. Ele delega tarefas e empodera os profissionais, dando autonomia e responsabilidade. Deve ser capaz de resolver conflitos e tomar decisões de forma rápida e assertiva. Ele se adapta às mudanças e ajuda o time a fazer o mesmo. Enquanto isso, deve conseguir  lidar com as emoções de forma sensível, madura e humana.

 

3 Profissionais de Times de Alta Performance

Os profissionais são o capital humano da empresa. São as pessoas que fazem parte do time, que têm competências técnicas e comportamentais para realizar suas tarefas com qualidade e eficácia. 

Os profissionais de Times de Alta Performance se comprometem com os resultados e fazem o seu melhor para alcançá-los. Eles colaboram uns com os outros, compartilhando conhecimentos e experiências; são proativos e buscam soluções para os problemas. 

As pessoas que integram equipes de alta performance também são criativas e inovam na forma de fazer as coisas. Eles são resilientes e superam os obstáculos com autonomia ou, sempre que necessário, reconhecem suas limitações e pedem ajuda. Eles são autoconfiantes e enfrentam os desafios com uma atitude mental positiva.

 

4 Times de Alta Performance com competências coletivas 

Esse ponto atesta a importância de direcionar a dinâmica socioemocional para a alta performance. Os TAPs aprendem a colocar  as competências individuais dos profissionais a serviço das competências coletivas, que são aquelas que fazem a equipe funcionar melhor como um todo. 

Os times com competências coletivas têm uma sinergia entre os membros, que trabalham em harmonia e cooperação. Eles possuem uma complementaridade entre as habilidades, que se encaixam perfeitamente. Também possuem uma diversidade entre as perspectivas, que enriquecem o debate e a criatividade. Além disso, conquistam uma coerência entre as ações, que seguem a mesma direção e propósito. 

Os profissionais devem ter confiança nas relações pessoais para que o ambiente propicie o vínculo e a lealdade. Eles apresentam uma identidade entre os valores, que criam um senso de pertencimento e orgulho.

 

Adotando o Modelo de  Time de Alta Performance na sua empresa

Portanto, para formar e manter times de alta performance, é preciso investir nos quatro grandes elementos que acabamos de ver: a cultura, a liderança, os profissionais e as competências coletivas. 

Tudo o que está acima é apenas uma descrição de como deve ser um TAP ideal. Contudo, restam ainda muitas questões: como conseguir colocar tudo isso em prática? Quais os passos e etapas que devem ser seguidos? Posso começar por qualquer um dos 4 pressupostos ou devo iniciar por um deles em específico e, a partir daí, ir construindo gradativamente o time?

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Eu, Marco França, serei seu instrutor. Sou consultor, professor, trainer e coach/mentor executivo com 24 anos de uma sólida carreira executiva com passagens por empresas como HSBC e Xerox. Também atuo há mais de 16 anos na área de consultoria, coaching e mentoria executiva.

 

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