O certificado digital funciona como uma identidade eletrônica segura, validando a autenticidade de documentos fiscais digitais, incluindo a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).Por isso, ele é essencial para que empresas realizem diversos tipos de transações.
Ser empreendedor e navegar pela burocracia que envolve a abertura e manutenção de um negócio pode ser bastante desafiador. Para ajudar, preparamos um conteúdo completo com as informações relevantes que você precisa saber sobre o certificado digital.
Boa leitura!
O que é Certificado Digital?
Os certificados digitais funcionam como uma identidade eletrônica, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, no ambiente online. Ele é um arquivo eletrônico que contém dados que identificam de forma única e segura seu titular, seja um CPF ou um CNPJ.
A principal função dos certificados digitais é garantir a autenticidade, integridade e validade jurídica de transações e documentos eletrônicos, eliminando a necessidade de reconhecimento de firma ou outras burocracias tradicionais.
Na prática, este recurso possibilita realizar diversas operações pela internet com a mesma validade legal de uma assinatura feita de próprio punho. Isso inclui desde a emissão de notas fiscais eletrônicas e a entrega de declarações para a Receita Federal, até a assinatura de contratos digitais e o acesso seguro a portais governamentais e sistemas empresariais. É uma ferramenta indispensável para empresas que buscam otimizar processos e reduzir custos operacionais, promovendo a desburocratização.
O que é o certificado e-CNPJ?
Podemos pensar no e-CNPJ como uma versão eletrônica do CNPJ da sua empresa. Como todo certificado digital, ele possui validade jurídica, o que traz autenticidade para as transações eletrônicas efetuadas e permite o acesso a vários procedimentos. O e-CNPJ pode ser tanto do tipo A1 como A3.
Entre as principais finalidades desse tipo de certificado, podemos destacar:
- Assinatura de notas fiscais de maneira automatizada;
- Emissão e envio de declarações ao governo;
- Envio das informações trabalhistas e previdenciárias para os órgãos governamentais;
- Pagamento de tributos das três esferas de poder;
- Autorização para transações bancárias;
- Comunicação da empresa com diversos órgãos, como o INSS, Receita Federal e prefeitura;
- Cadastro PIS de funcionários;
- Assinatura digital de documentos com validade jurídica.
Cabe ainda salientar que esse tipo de certificado é obrigatório para quase todos os tipos de empresas, com exceção de empresas com apenas um empregado e microempreendedores individuais (MEI).
Qual a diferença entre o certificado digital A1 e o A3?
Tanto o certificado digital A1 como o A3 têm como funcionalidade a autenticação online. Existem, porém, algumas diferenças entre esses modelos:
Certificado Digital A1
O certificado digital do tipo A1 possui validade de um ano. Ele pode ser armazenado e emitido no computador e existe a possibilidade de copiá-lo para outros dispositivos.
Certificado Digital A3
Já o certificado digital A3 é armazenado e emitido em uma mídia física (como um pendrive ou cartão) ou na nuvem. Sua validade varia de um a cinco anos e o certificado A3 possui duplo fator de autenticação.
Além disso, ele não pode ser copiado e o computador que irá receber o dispositivo precisa estar preparado com programas específicos que permitam a leitura dos dados contidos na mídia de armazenamento.
Certificado Digital e Sistema de Gestão Empresarial
Sistemas de gestão modernos como o TotalERP contam com protocolos de segurança avançados que protegem os dados e garantem o uso seguro do certificado digital em processos como assinatura eletrônica de documentos, envio de obrigações fiscais e autenticação de acessos.
Assim, investir em um sistema de gestão ERP, aliado ao uso correto do certificado digital, é um passo importante para ganhar eficiência, segurança e conformidade nos processos da sua empresa.
Se sua empresa busca emitir um certificado digital, conheça aqui uma opção de parceiro que pode te ajudar.
Confira também:
>> Tecnologia eficaz e acessível: os 3 pilares para escolher o sistema de gestão perfeito
>> Você acha que os Sistemas de Gestão Empresarial são caros?
>> Planilha ou Sistema ERP: o que é melhor para a gestão da empresa?