A gestão empresarial é uma atividade que envolve inúmeros desafios. Para conseguir enfrentá-los de maneira eficaz, é essencial uma estratégia que permita uma melhor tomada de decisão. E aqui entra a relevância dos indicadores de desempenho para nortear suas ações e ajudar no crescimento da sua empresa.
Os indicadores mostram aquilo que está indo bem e dando resultados e também aquilo que não está indo tão bem no negócio. A análise desses números possibilita que você ganhe vantagens competitivas para sua organização, além de oferecer insights sobre onde focar seus esforços.
Mas, para conseguir isso, primeiro é necessário possuir uma cultura data-driven, ou seja, orientada por dados. Isso ocorre porque são os dados — informações produzidas internamente na empresa — que ajudam a decifrar os melhores passos para serem seguidos em determinada situação.
Quer saber mais sobre a importância dos indicadores e como adotá-los em sua empresa? A seguir você confere tudo sobre o tema!
Como implementar indicadores de desempenho na sua empresa?
No começo, implementar indicadores pode parecer um tanto desafiador. Para ajudar, separamos abaixo cinco dicas que abordam o passo a passo necessário para não apenas implementar esses indicadores, mas também utilizá-los da maneira mais eficaz possível rumo aos objetivos que sua empresa deseja conquistar.
Conheça seu(s) objetivo(s)
Os indicadores não devem ser utilizados por si só. Isso significa dizer que eles devem ter seu uso contextualizado com a realidade do negócio. Para isso, é importante ter claras algumas informações:
- Quem é seu público-alvo?
- Como sua empresa quer se posicionar no mercado?
- A nível estratégico, o que foi feito no passado?
- Quais são as informações que você deve levar em consideração agora no momento de traçar seus objetivos?
- Que números podem ser usados para indicar se seu negócio está tendo sucesso ou não?
- Como criar objetivos que sejam “SMART”, ou seja, específicos, mensuráveis, atribuíveis, realistas e com prazo de tempo?
- Quais dados devem ser coletados?
Se a sua empresa não possui ainda uma cultura baseada em dados, pode ser um pouco trabalhoso, no início, criar objetivos realizáveis. Porém, com o tempo, conforme mais dados são gerados, essa tarefa vai se tornando mais fácil, apesar de ainda continuar desafiadora.
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Defina os indicadores-chave para o seu negócio
Nessa etapa, é importante refletir sobre quais são os indicadores que mais refletem a realidade da empresa e quais refletem de maneira mais acurada os objetivos que você traçou.
Se você tem um negócio online, por exemplo, é útil acompanhar métricas como número de visitas no site, taxa de rejeição da página, sessões, conversões e vendas.
É importante tomar bastante cuidado nesta etapa, pois indicadores que não reflitam os objetivos que você trouxe não fornecerão dados confiáveis para tomada de decisão.
Também é relevante selecionar poucos indicadores, mas que sejam muito relevantes para a empresa. Não adianta ter um excesso de indicadores, pois ficará trabalhoso elaborar todos eles e você ainda corre o risco de se perder nas análises.
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Monitore periodicamente os indicadores
Os indicadores apenas funcionam quando são monitorados com certa frequência.
Essa frequência varia de acordo com o tipo de negócio. Algumas empresas, como e-commerces, geram uma grande quantidade diária de dados, o que faz necessários que eles sejam acompanhados diariamente.
Em outros casos, o monitoramento semanal pode ser o mais indicado. Não existe receita mágica para saber a frequência. Por isso, vale a pena refletir atentamente para a realidade da empresa e os tipos de indicadores que serão acompanhados antes de estabelecer uma periodicidade de checagem.
Analise os indicadores para identificar padrões ou anomalias
Com o tempo, os dados obtidos a partir dos indicadores deverão ser analisados com o objetivo de identificar o modo como eles se comportam, bem como avaliar padrões que indicaram períodos mais fortes ou fracos.
Isso é de extrema importância, já que esses dados irão permitir que, em circunstâncias similares, você tome decisões mais assertivas para o seu negócio.
Utilize um sistema de gestão ERP para otimizar a coleta de dados
Manter-se competitivo exige a tomada rápida e eficaz de decisões por parte dos gestores. Para isso, não dá mais para ficar contando com uma infinidade de planilhas, não é mesmo?
Além de ter seu preenchimento demorado, as planilhas estão sujeitas a erros humanos, o que acaba prejudicando a estratégia de sua empresa e faz com que as melhores decisões nem sempre sejam tomadas no momento certo.
Para contornar esse problema, a decisão mais inteligente é investir em um sistema de gestão empresarial, também chamado de ERP na sigla em inglês. Trata-se de um ambiente online que integra as diversas áreas de sua empresa (como administrativo, comercial e financeiro) de forma centralizada e eficiente.
No TotalERP, por exemplo, você encontra uma grande diversidade de funções: emissor de notas fiscais, ponto de vendas (PDV), gestão de estoque, gestão de vendas, gestão administrativa e muito mais.
Além disso, temos especificamente um módulo de indicadores. Ele fornecerá as informações-chave para seu negócio tomar decisões estratégicas e conquistar mais espaço e clientes no mercado. Dentre os indicadores que você pode gerar por meio desse recurso, destacam-se:
- Segmentação de clientes: Conheça quais os ramos de atividade da maioria dos seus clientes e descubra onde eles estão localizados.
- Análise de giro de produtos: veja os produtos que entraram, saíram e qual o saldo de cada produto no período em análise.
- Indicadores de vendas: traz informações detalhadas sobre as vendas que ocorreram em determinado período.
- Curva ABC: ordena os produtos que foram vendidos em ordem de importância. Isso permite que você descubra quais são os produtos vendidos e mais rentáveis para a sua empresa e tome decisões estratégicas de compras;
- Análise de resultados por Vendedor, Cliente, Grupo ou Subgrupo;
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