A Importância dos Indicadores para o Sucesso do seu Negócio
A gestão empresarial é uma atividade que envolve inúmeros desafios. Para conseguir enfrentá-los de maneira eficaz, é essencial uma estratégia que permita uma melhor tomada de decisão. E aqui entra a relevância dos indicadores de desempenho para nortear suas ações e ajudar no crescimento da sua empresa.
Os indicadores mostram aquilo que está indo bem e dando resultados e também aquilo que não está indo tão bem no negócio. A análise desse números possibilita que você ganhe vantagens competitivas para sua organização e oferecem insights sobre onde focar seus esforços.
Mas para conseguir isso, primeiro é necessário possuir uma cultura data-driven, ou seja, orientada por dados. Isso ocorre porque são os dados — informações produzidas internamente na empresa — que ajudam a decifrar os melhores passos para serem seguidos em determinada situação.
Quer saber mais sobre a importância dos indicadores e como adotá-los em sua empresa? A seguir você confere tudo sobre o tema!
Como implementar indicadores de desempenho na sua empresa?
No começo, implementar indicadores pode parecer um tanto desafiador. Para ajudar, separamos abaixo cinco dicas que abordam o passo a passo necessário para não apenas implementar esses indicadores, mas também utilizá-los da maneira mais eficaz possível rumo aos objetivos que sua empresa deseja conquistar.
- Conheça seu objetivo
Os indicadores não devem ser utilizados por si só. Isso significa dizer que eles devem ter seu uso contextualizado com a realidade do negócio. Para isso, é importante ter claras algumas informações:
- Quem é seu público-alvo?
- Como sua empresa quer se posicionar no mercado?
- A nível estratégico, o que foi feito no passado?
- Quais são as informações que você deve levar em consideração agora no momento de traçar seus objetivos?
- Que números podem ser usados para indicar se seu negócio está tendo sucesso ou não?
- Como criar objetivos que sejam “SMART”, ou seja, específicos, mensuráveis, atribuíveis, realistas e com prazo de tempo?
- Quais dados devem ser coletados?
Se a sua empresa não possui ainda uma cultura baseada em dados, pode ser um pouco trabalhoso, no início, criar objetivos factíveis. Porém, com o tempo, conforme mais dados são gerados, essa tarefa vai se tornando mais fácil de ser realizada (mas ainda assim continua desafiadora).
- Defina os indicadores-chave para o seu negócio
Nessa etapa, é importante refletir sobre quais são os indicadores que mais refletem a realidade da empresa e quais refletem de maneira mais acurada os objetivos que você traçou.
Se você tem um negócio online, por exemplo, é útil acompanhar métricas como número de visitas no site, taxa de rejeição da página, sessões, conversões e vendas.
É importante tomar bastante cuidado nesta etapa, pois indicarem que não reflitam os objetivos que você trouxe não serão capazes de fornecer insights para tomada de decisão.
Também é relevante selecionar poucos indicadores, mas que sejam muito relevantes para a empresa. Não adianta ter um excesso de indicadores, pois ficará trabalhoso elaborar todos eles e você ainda corre o risco de se perder nas análises.
- Monitore periodicamente os indicadores
Os indicadores apenas funcionam quando são monitorados com certa frequência.
Essa frequência varia de acordo com o tipo de negócio. Algumas empresas, como e-commerces, geram uma grande quantidade diária de dados, o que faz necessários que eles sejam acompanhados diariamente.
Em outros casos, o monitoramento semanal pode ser o mais indicado. Não existe receita mágica para saber a frequência. Por isso, vale a pena refletir atentamente para a realidade da empresa antes de estabelecer uma periodicidade de checagem dos indicadores.
- Analise os indicadores para identificar padrões ou anomalias
Com o tempo, os dados obtidos a partir dos indicadores deverão ser analisados com o objetivo de identificar o modo como eles se comportam, bem como avaliar padrões que indicaram períodos mais fortes ou fracos.
Isso é de extrema importância, já que esses dados irão permitir que, em circunstâncias similares, você tome decisões mais assertivas para o seu negócio.
- Utilize um ERP para otimizar a coleta de dados
Manter-se competitivo exige a tomada rápida e eficaz de decisões por parte dos gestores. Para isso, não dá mais para ficar contando com uma infinidade de planilhas, não é mesmo?
Além de ter seu preenchimento demorado, as planilhas estão passíveis a erros humanos, o que acaba prejudicando a estratégia de sua empresa e faz com que as melhores decisões nem sempre sejam tomadas.
Para contornar esse problema, a decisão mais inteligente é investir em um sistema de gestão empresarial, também chamado de ERP na sigla em inglês. Trata-se de um ambiente online que integra as diversas áreas de sua empresa (como administrativo, comercial e financeiro) de forma centralizada e eficiente.
No TotalERP, por exemplo, você encontra uma grande diversidade de funções: emissor de notas fiscais, ponto de vendas (PDV), gestão de estoque, gestão de vendas, gestão administrativa e muito mais.
Além disso, temos especificamente um módulo de indicadores. Ele fornecerá as informações-chave para que seu negócio tome decisões estratégicas e conquiste mais espaço e clientes no mercado.
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