fbpx

Como organizar a gestão financeira de pequenas e médias empresas

 

A gestão financeira é um assunto obrigatório para empresas de todos os portes e segmentos.

Com uma organização financeira eficiente, empresas conseguem mensurar custos, controlar desperdícios, gerenciar endividamentos e realizar bons investimentos para o negócio.

Mas, quando se trata de micro e pequenas empresas especialmente, é comum que os gestores e os empresários fundadores do negócio confundam suas contas pessoais com os custos da empresa, um dos maiores erros de gestão.

Por isso, abaixo listamos os primeiros passos para que essa gestão financeira ocorra de forma assertiva.

 

Primeiros passos para gestão financeira

1º passo

Separar as finanças da empresa e da vida pessoal é o primeiro passo para iniciar uma gestão positiva para os negócios.

2º passo 

Desenhar o plano de negócios é a próxima etapa essencial para que a empresa possa começar a trilhar um caminho de sucesso.

O plano de negócios deve prever algumas frentes importantes para que uma pequena empresa tenha uma gestão financeira eficaz, como por exemplo: controle de caixa; capital de giro; gestão de investimentos e reserva para gerenciamento de crises.

Além do controle das atividades financeiras, também fazem parte do plano de negócios do micro e pequeno empreendedor assuntos como: ações para impulsionar o negócio, passo a passo e controle da execução dessas ações e análise dos resultados.

 

Faz parte da gestão financeira de uma empresa

É importante ressaltar, que o que difere um pequeno negócio de um grande é apenas o tamanho da sua estrutura de atendimento e atuação.

Ou seja, pequenos negócios também precisam ter um olhar para assuntos como: estratégia de preços, recursos humanos, marketing, além de ter processos organizados para que o tempo seja otimizado e a gestão seja realizada com a atenção que merece.

É muito comum que em modelos de negócios menores, alguns empresários desempenhem mais de uma atividade, algo que torna o dia a dia bastante intenso e corrido.

Aproximadamente 45% dos empreendedores dizem faltar tempo para a empresa. No entanto, gerenciar uma empresa pede tempo, dedicação e conhecimento, pontos que nem sempre são fáceis de lidar quando se tem uma equipe pequena.

Para uma boa gestão financeira, sem dúvidas é preciso de muita disciplina e organização. Além disso, é fundamental:

  • Conhecer prazos;
  • Seguir um orçamento anual;
  • Realizar uma gestão adequada dos fornecedores;
  • Buscar sempre boas condições de pagamentos e negociações;
  • Estar atento ao estoque;
  • Conhecer as movimentações financeiras.

Realizar todas essas atividades com segurança e agilidade, pode ser desafiador para os empreendedores. Por isso, investir em tecnologia para otimização destas demandas tem sido uma estratégia para gestão dos negócios nos dias atuais.

 

Estratégia para uma boa gestão empresarial: tecnologia

Para auxiliar na gestão, a tecnologia pode ser uma grande aliada, otimizando tarefas, automatizando processos e gerando informações para quem está na gestão do negócio.

Softwares para gestão empresarial, por exemplo, viabilizam o acesso aos dados de forma online, permitindo ter informações rápidas sobre operação, indicadores financeiros visuais e intuitivos e relatórios inteligentes para uma tomada de decisão assertiva. Tudo isso com muita segurança e rastreabilidade de acesso.

Entre as tecnologias mais utilizadas no mundo dos negócios, os sistemas de gestão empresarial, ERP, estão entre as mais conhecidas.

 

Tecnologia garante uma gestão ágil e baseada em dados

Por meio da tecnologia dos sistemas ERP é possível gerenciar de forma integrada a área financeira, com visão intuitiva de DRE e fluxo de caixa, trabalhar gestão de estoque, acompanhar o fluxo de vendas, arquivar e acessar documentos fiscais, ter acesso a indicadores, entre outras funções que são interessantes para quem está à frente dos negócios.

No ano de 2021 mais de 3,9 milhões de empreendedores se registraram como microempreendedores individuais (MEIs). O dado representa um crescimento de 19,8% em relação a 2020, quando foram abertos 3,3 milhões de negócios.

Por isso, diante de um cenário de mercado cada vez mais competitivo, as empresas que puderem investir em uma gestão assertiva, devem sim contar com o apoio da tecnologia para manter agilidade nos processos e bons hábitos administrativos.

A Total ERP oferece a tecnologia e os recursos necessários para o seu negócio ir mais longe. Com a nossa solução, você elimina o tempo gasto com tarefas repetitivas e operacionais para dedicar ao que realmente importa, o crescimento do seu negócio.

 

Conheça nossa solução para gestão financeira.

Receba Dicas GRATUITAS de Gestão de Empresas!

Inscreva-se abaixo. 😉

Dúvidas? Fale com nossos especialistas.
Ligamos para você