Começar uma empresa é um grande desafio. São inúmeras as variáveis que devem ser levadas em consideração. Definição de um plano de negócios, entendimento das questões legais e burocráticas, preparo logístico e marketing são alguns dos pontos de atenção.
No caso das lojas virtuais, também chamadas de e-commerces, existem alguns pontos que as diferenciam das empresas que funcionam atendendo diretamente os clientes em local físico.
Se você está pensando em começar um e-commerce, este texto foi criado especialmente para seu momento. Nele, destrinchamos os principais pontos de atenção na gestão de uma loja virtual. Esperamos tornar sua empreitada menos desafiadora.
Mas antes, uma consideração importante. “Quanto maior o obstáculo, maior a glória em superá-lo”. Essa frase do dramaturgo francês Milière reflete bem a vida do empreendedor. Os desafios e obstáculos são inúmeros. Por isso, é importante estar bem preparado para enfrentá-los. O sucesso da sua loja virtual vai depender disso.
Boa leitura!
Decida o modelo de negócio e o produto que você quer vender
Talvez você já tenha uma ideia do que vender em sua loja virtual. Talvez ainda esteja buscando produtos com a melhor oportunidade de obter lucro e escalar o negócio. Independente do seu momento, é importante levar em consideração nessa fase alguns pontos:
Em primeiro lugar, ter em mente o modelo de negócio do e-commerce ajuda a definir os produtos com mais chance de serem vendidos para seus clientes. De maneira geral, esses modelos de negócio podem ser divididos em dois tipos principais e identificam o comprador final dos produtos de uma empresa:
- Business-to-customer (B2C): em tradução livre, o termo significa “do negócio para o cliente”. Em outras palavras, o modelo B2C tem como comprador final uma pessoa física. Exemplos disso são lojas como Submarino e Amazon.
- Business-to-business (B2B): em tradução livre, significa “de negócio para negócio”, ou seja, são empresas que tem como foco vender produtos ou serviços para outras empresas. Exemplos são as empresas de terceirização e de softwares de sistemas de gestão, como o TotalERP.
Com o modelo de negócio definido, a próxima etapa é refletir sobre o produto que seu e-commerce irá vender. Algumas questões são pertinentes nesse momento:
- Quem é o meu público-alvo? Como ele se comporta?
- Meu produto terá algum diferencial em relação à concorrência? Alguns exemplos de diferencial são preço, qualidade, inovação e condições de frete.
- Como os produtos que eu pretendo vender são anunciados pela concorrência?
- Os produtos que eu pretendo vender são segmentados para determinado público? Um exemplo de e-commerce especializado em um determinado público é, por exemplo, uma loja virtual que vende livros apenas para profissionais da área da saúde.
- Qual o principal produto da sua loja? Em geral, esse é o produto que apresenta grande giro e uma boa margem de lucro para ajudar com os custos envolvidos no negócio.
Também é importante considerar sua experiência profissional. Seu conhecimento em determinado assunto pode conferir uma vantagem em relação a alguém leigo na área. Já trabalhou na área de tecnologia? Então esse pode ser um bom segmento para atuar. O mesmo vale se você já atuou em empresas do atacado e varejo.
Por fim, a etapa de decisão de modelo de negócio e do produto (ou produtos) envolve muita pesquisa e consideração. Pode ser um pouco cansativo pensar em todos esses pontos, principalmente se você é um empreendedor de primeira viagem. Porém, é importante enfatizar que quanto mais estruturado e bem pensado seu negócio for já nas fases iniciais, melhor serão as chances de sucesso da empresa.
>Leia também: Por onde começar para abrir a sua empresa?
Escolha a plataforma de e-commerce para sua loja virtual
Existem no mercado diversas plataformas para e-commerce que têm como objetivo ajudar o empreendedor a montar uma loja virtual sem precisar ter conhecimentos na área de programação.
Alguns exemplos de plataformas de e-commerce são:
- Loja Integrada;
- Tray;
- WooCommerce;
- Climba.
Essas plataformas conseguem atender uma grande variedade de negócios, desde lojas para produtos artesanais até, por exemplo, peças para veículos automotores.
Aqui cabe novamente uma advertência. Apesar de terem o mesmo objetivo, cada plataforma tem suas especificidades e recursos. Por isso (e mais uma vez), é essencial pesquisar a fundo essas empresas para descobrir se ela será ideal para seu negócio.
Um detalhe que deve ser levado em consideração é a facilidade de utilizar a plataforma. Em alguns casos, é bastante difícil navegar dentro do ambiente, fazer cadastro dos produtos ou ajustar configurações.
É importante realizar essa pesquisa minuciosa porque, caso dê algum problema, o processo de migração da loja para outra plataforma de e-commerce costuma ser caro e demanda tempo.
Fique atento aos métodos de pagamento da sua loja virtual
Atualmente, existe uma enorme gama de opções de meios de pagamentos disponíveis para clientes de lojas virtuais.
Assim, é importante que você ofereça em seu site as principais formas de pagamentos para que seus clientes possam escolher a maneira que preferem de pagar pelos seus produtos.
Alguns dos principais meios de pagamentos para lojas virtuais são os seguintes:
- Boleto;
- Cartão de crédito e débito;
- Pix;
- Transferência bancária.
É melhor ter várias opções de pagamento para que elas atendam as necessidades de diferentes visitantes.
>Leia também: Como organizar a gestão financeira de pequenas e médias empresas?
Seja visto para ser lembrado
Não basta apenas lançar o site do seu e-commerce e esperar passivamente que os clientes cheguem. É necessário também investir em marketing para atrair novos visitantes e fechar vendas.
Muitos empresários comumente acham que o marketing é uma atividade e um setor supérfluos que apenas consomem dinheiro. Mas não é bem assim.
Alguns canais que merecem atenção dentro da estratégia de marketing da empresa são os seguintes:
- Redes sociais: elas são uma importante ferramenta para ajudar no relacionamento e fidelização dos clientes. Lembre-se de que uma rede social não é uma vitrine. Busque um equilíbrio entre posts de ofertas e posts e conteúdos mais ricos que proporcionem maior interação do seu público. Os conteúdos ricos são aqueles materiais que agregam valor para o seu público, podendo ser, por exemplo, em formato de vídeos, e-books, lives ou e-books.
- Search Engine Optimization (SEO): o SEO é um conjunto de técnicas que têm como objetivo fazer com que um site ranqueie mais alto nos buscadores orgânicos como o Google. Quanto mais bem ranqueado seu site estiver, maiores são as chances de receber visitas e, consequentemente, fechar vendas.
- Anúncios pagos: apresentam resultados mais rápidos do que o SEO, contudo o investimento é muitas vezes maior. Eles podem ser feitos tanto no Google como nas principais redes sociais.
Lembre-se que seu concorrente está investindo e colhendo os resultados de um trabalho de marketing bem feito. Você vai querer ficar para trás?
Fulfilment: a etapa-chave para a satisfação do seu cliente
Aqui nós entramos em um ponto importantíssimo para o sucesso de qualquer e-commerce. Trata-se das operações relacionadas à logística.
Um cliente realizou (e pagou) um pedido no seu site. E agora?
Todos os procedimentos depois da compra podem ser referidos como fulfilment. Traduzido literalmente, o termo significa “cumprimento”, “realização”.
O fulfilment é responsável pela operação logística do negócio. Ele abrange o recebimento das mercadorias, seu armazenamento, a separação no estoque e embalagem para a entrega (picking e packing) e o gerenciamento do inventário. Além disso, envolve o despacho, transporte e acompanhamento da entrega. Em algumas empresas, também é responsável pela logística reversa.
Lembre-se que um site de loja virtual possui abrangência nacional. Assim, a menos que você anuncie apenas produtos para venda local, é importante contar com um plano para a entrega de mercadorias em todos os estados do país dentro de um prazo razoável de tempo.
Atualmente, você pode contar com empresas de fulfilment para cuidar dessa área. Algumas oferecem até o serviço chamado dark store, que é um local de armazenamento localizado em áreas urbanas de alta densidade populacional que ajuda nas entregas de mesmo dia (same day delivery).
Mas é claro que uma empresa de fulfilment envolve gastos adicionais e pode não fazer sentido para o momento do seu negócio. Nesse caso, o Correio ou transportadoras são a primeira opção. Mais uma vez, é importante pesquisar para entender qual empresa oferece mais benefícios para o seu e-commerce.
Igualmente importante é sempre levar em consideração o seu cliente. Você já tentou comprar online e deixou os produtos no carrinho por causa do valor do frete? Ou então a entrega demorou além do prazo estipulado pela empresa?
Tudo isso prejudica a fidelização do cliente. Alguém que enfrentou os problemas acima provavelmente pensará duas vezes antes de voltar a comprar da mesma loja. E perder cliente é péssimo para qualquer negócio.
Por fim, ainda resta a questão: como fazer para gerenciar o estoque e administrar a empresa da melhor maneira possível? Isso você descobre no próximo tópico.
Sistema de gestão empresarial para e-commerce
Agora entramos em um ponto bastante sensível e vital para que a sua loja virtual tenha sucesso.
A grande parte dos empresários, tanto os novos como os mais experientes, não dão a atenção merecida para a gestão da empresa. Os resultados são desastrosos. De acordo com dados do IBGE¹, a maioria das empresas no Brasil não dura 10 anos, e 1 de 5 fecha após 1 ano.
Nem todas as empresas que fecham fazem isso por causa da má gestão, mas podemos afirmar que a gestão empresarial é um excelente preditivo do sucesso ou fracasso de um negócio.
Por isso, não dá para contar com a sorte. E a melhor solução é utilizar um sistema de gestão empresarial, também conhecido como ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning).
Confira as principais vantagens de um ERP para e-commerce:
- Emissão rápida e prática de documentos fiscais como a Nota Fiscal eletrônica;
- Gestão financeira otimizada;
- Segurança de que as quantidades de produtos que você tem fisicamente no estoque batem com aquelas do sistema;
- Controle do processo de entrega das mercadorias para o seu cliente;
- Emissão de boleto registrado de maneira segura e prática;
- Por meio de vários indicadores, é possível estar atento à saúde do negócio e identificar e resolver rapidamente possíveis problemas.
- Possibilidade de integração simplificada com a plataforma de e-commerce. No sistema do TotalERP, por exemplo, você pode realizar a integração com as principais plataformas do mercado: Loja Integrada, Tray, WooCommerce e Climba.
> Leia também: A Importância dos Indicadores para o Sucesso do seu Negócio
Eu estou começando minha empresa agora. Será que um sistema de gestão é a escolha certa?
Não existe uma resposta única para essa pergunta. Cada negócio possui uma realidade própria que deve ser levada em consideração. Contudo, fica um fato bastante relevante: um sistema de gestão empresarial é uma excelente ferramenta para alavancar as vantagens competitivas de uma empresa.
Outro detalhe bastante importante é que a implantação de um sistema de gestão é muito mais prática e fácil quando o negócio ainda está começando do que quando a empresa já está maior e as operações estão mais complexas.
Um alto nível de gestão permite que o empresário tenha um melhor controle de tudo que acontece dentro do negócio e ajuda a antever e solucionar possíveis problemas que podem impactar de maneira direta no caixa (como uma má gestão de estoque).
Dessa maneira, vale a pena investir seu tempo para entender de maneira mais aprofundada todas as vantagens do uso de um ERP para e-commerce.
E aqui nós podemos te ajudar. Clique no link do WhatsApp que aparece em sua tela para falar com um especialista em gestão do TotalERP. Você pode conferir na prática as funcionalidades e vantagens de um sistema de gestão empresarial para seu e-commerce.
> Leia também: Implantação de um ERP: tudo o que você precisa saber
¹https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/10/22/maioria-das-empresas-no-pais-nao-dura-10-anos-e-1-de-5-fecha-apos-1-ano.ghtml