Começar um e-commerce é um grande desafio, por isso elaboramos este guia para ajudá-lo a compreender as informações essenciais que não podem passar despercebidas quando o assunto é empreender em uma loja online.
O comércio eletrônico no Brasil tem registrado crescimento consistente ao longo dos anos, consolidando-se como uma das principais formas de consumo. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor movimentou mais de R$ 185 bilhões em 2023, mantendo a trajetória ascendente observada desde o início da década passada.
Segundo o relatório “The Global Payments Report 2021”, da Worldpay from FIS, empresa americana de soluções financeiras, o e-commerce brasileiro deve atingir faturamento de R$ 314,8 bilhões em 2024. Para 2025, segundo dados da E-commerce Brasil, as lojas online devem faturar mais de R$ 224 bilhões.
Embora o período da pandemia (2020-2021) tenha acelerado significativamente a adoção do e-commerce, com aumentos superiores a 40% em alguns meses, o avanço das vendas online segue forte mesmo após a retomada das atividades presenciais, impulsionado pela comodidade para o cliente, variedade de opções e melhoria na logística.
Atraídos pelo histórico de crescimento e pela oportunidade de vender mais, diversos empresários sentem vontade de vender online, mas não sabem o que devem levar em consideração na hora de começar um e-commerce.
Se você também se identifica com isso, mas precisa de ajuda para dar o pontapé inicial, pode ficar tranquilo. Separamos uma lista de informações a se atentar e boas práticas para quem quer vender online. Confira a seguir!
1 – Entenda a legislação antes de começar um e-commerce
A venda de produtos online é regida por regras específicas. A Lei do E-Commerce (Decreto Federal nº 7.962/2013) é a que melhor abrange as especificidades legais do comércio eletrônico.
O decreto expõe os direitos e deveres deste tipo de venda, tais como: a necessidade de dispor informações claras a respeito do produto, serviço ou fornecedor; a exigência de ter um atendimento facilitado; o direito de arrependimento do consumidor; e até mesmo a necessidade de um resumo com todas as informações antes do cliente finalizar a compra.
Além deste decreto, o e-commerce ainda deve respeitar leis que já regulamentavam o comércio físico, como o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), leis que regulamentam os dados de usuários na internet, como o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018, mais conhecida como LGPD) e leis fiscais, como a da Transparência, (Lei nº 12.741/2012).
Leia também: LGPD: o que é e como sua empresa pode se adequar a ela
2 – Invista na tecnologia com o melhor custo-benefício
Montar um e-commerce exige tomar uma decisão importante: sua empresa deve desenvolver do zero uma solução ou contratar plataformas de lojas virtuais?
Criar uma loja virtual totalmente do zero permite uma maior customização, porém é uma opção cara, complexa e que precisa de manutenção e/ou de profissionais especializados.
Para empresas menores ou que estão começando a empreender em um e-commerce, a sugestão é escolher plataformas prontas, que são mais seguras, contam com templates específicos para seu nicho de mercado e com profissionais que auxiliam na implantação do projeto. Assim, seu negócio investe menos enquanto ganha experiência e fatura com as primeiras vendas online.
Climba, a Loja Integrada, Tray e Woocommerce, por exemplo, oferecem soluções e benefícios únicos. Visite e conheça essas plataformas. Uma delas deve se encaixar com as necessidades da sua empresa.
3 – Integre com o TotalERP
Atividades como controle de estoque, emissão de boletos e Pix Cobranças, controle de fluxo de caixa e emissão de notas fiscais, entre outras, podem ser otimizadas com a ajuda de um sistema de gestão empresarial (ERP). Por isso, ter as duas ferramentas (plataforma de e-commerce e ERP) é essencial.
Mas não basta ter as duas soluções de forma separada. Usar um e-commerce e um sistema de gestão desta forma causa trabalho dobrado, desorganização e falta de controle. Por isso, é fundamental que o seu e-commerce possa ser integrado a um sistema de gestão para que possam compartilhar dados automaticamente.
Um sistema de gestão robusto e moderno também permite receber as informações do e-commerce e transformá-las em gráficos e dados estratégicos para você analisar e tomar decisões estratégicas. Assim, você consegue entender, por exemplo, em qual mês as vendas online disparam ou quando o desempenho da sua loja física é maior do que a do seu e-commerce (caso você também trabalhe com uma loja física, é claro).
E é aqui que o TotalERP entra. Além de fornecer todo o controle e organização básico para a sua empresa, o sistema fornece informações extras que fazem a diferença no momento de pensar em meios de melhorar as suas vendas.
Leia também: Inovação aliada à tecnologia: como um ERP pode transformar seu negócio
4 – Escolha a forma de pagamento
Boleto, cartão de crédito, Pix… Escolher bem a forma de pagamento é um passo importante para quem quer criar um e-commerce, já que pode ser (ou não) um obstáculo no final da venda.
Leve em consideração taxas, como a transação é feita, quanto tempo demora, a facilidade da sua empresa gerenciar os recebimentos e do seu cliente em fazer os pagamentos.
A integração direta com o adquirente, por exemplo, deixa você como responsável pela integração, o que não é muito indicado para iniciantes no mundo das vendas online. Já os intermediadores de pagamento, apesar de cobrarem taxas maiores, são fáceis de implementar e os mais indicados para quem está começando.
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5 – Estruture sua logística e entrega
Por último, mas não menos importante, é preciso saber como entregar o produto ao cliente.
Custo de frete, do envio por correspondência, da embalagem, do estoque, do armazenamento, além dos prazos… toda a sua operação deve ser minimamente analisada e calculada para evitar uma má experiência do seu consumidor logo no pós-venda ou custos não planejados.
Hoje, as opções de entrega vão além dos Correios ou de transportadoras da própria empresa. Startups de entrega como Cargo X e Loggi ou até mesmo a boa e velha negociação com transportadoras terceirizadas são opções para fazer a entrega ao seu cliente.
Automatize sua gestão com um sistema de gestão ERP
Automatizar a gestão do seu negócio é o passo decisivo para escalar resultados e garantir eficiência em todas as operações no seu e-commerce.
Com um Sistema de Gestão como o TotalERP, você integra dados essenciais para tomar decisões estratégicas com agilidade e precisão e ainda conta com um emissor de documentos fiscais prático e moderno para atender às suas necessidades. O TotalERP integra de forma direta com as seguintes plataformas de e-commerce:
- Loja Integrada
- Tray
- WooCommerce (Instalação Padrão)
- Climba
- ExclusivoApp
Aproveite para entrar em contato agora mesmo por meio do botão do WhatsApp ou pelo chat para entender mais como sua venda online e sua gestão empresarial podem ser bem organizadas.
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