O varejo de moda é um dos que mais movimenta a economia no Brasil. Anualmente, mais de 5,8 milhões de peças são comercializadas e existem mais de 155 mil pontos de vendas deste segmento no país, segundo a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX).
Driblar a competitividade do setor não é fácil, mas com uma boa gestão e estratégias assertivas você pode fazer a sua loja de roupas decolar e ganhar mais clientes e lucratividade. Neste post separamos 5 estratégias ligadas à gestão do seu negócio que vão te ajudar neste processo. Confira!
Controle de estoque eficiente para lojas de roupas
Uma das grandes dores do varejo em geral – e mais ainda quando falamos das lojas de roupas – é ter um bom controle de estoque. E este ponto é essencial por dois fatores: os tipos de produtos com melhor saída mudam de estação para estação; e a moda tem se transformado rapidamente e nem sempre peças de um estilo seguem em evidência na temporada seguinte.
Sem um bom controle da loja de roupas e uma visão estratégica do tipo de peças que mais se vende e das que não têm boa saída, ficar com estoque encalhado é quase regra. E o prejuízo impacta profundamente o negócio, obrigando o gestor a, muitas vezes, vender peças abaixo do custo apenas para desafogar o estoque.
Portanto, o primeiro passo para fazer a sua loja de roupas decolar é ter um controle de estoque eficiente. Esqueça aquele caderninho tradicional e nem pense em manter tudo apenas “no olho”.
Mesmo que sua loja seja pequena, mantenha o seu estoque bem monitorado. Seu sistema de gestão pode te ajudar neste ponto, cruzando dados sobre mercadorias lançadas e vendas realizadas. Assim, a conferência do estoque é automática – basta olhar no sistema para ter uma visão realista das vendas.
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Acabe com o controle ineficiente feito com planilhas
Seja para manter dados dos clientes, seja para ter um histórico de vendas, ainda existem muitas lojas que tentam controlar sua gestão através de planilhas. A única coisa que você ganha com essa prática é um volume de trabalho com digitação e busca de dados que se perdem em meio a tanto arquivo diferente. Isso sem contar a quantidade de erros humanos no preenchimento que passam despercebidos e distorcem os dados.
Uma boa gestão depende de um controle integrado das diferentes áreas de um negócio. Manter em um mesmo ambiente os dados dos seus produtos, volume de vendas, cadastro de clientes e, principalmente, resultados financeiros, vai permitir uma avaliação correta do desempenho da empresa.
Portanto, acabe com a descentralização de informações e elimine planilhas. Elas só servem para causar confusão e desencontro de informações. Você até pode ter a falsa sensação de que possui algum controle, mas basta precisar de alguma informação relevante, como histórico de vendas, para ver que acaba perdendo um tempo precioso nessa busca.
A solução? Contratar um bom sistema de gestão online para que você possa fazer seu negócio ir ainda mais longe!
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Dedique tempo ao que realmente importa para sua loja de roupas crescer
Em uma empresa, as tarefas podem ser divididas em operacionais, aquelas do dia a dia, e estratégicas, ou seja, aquelas alinhadas com o crescimento e a sustentabilidade do negócio a curto, médio e longo prazos. Por mais que as tarefas operacionais sejam essenciais, elas demandam um tempo e atenção muito grandes que poderiam ser melhor aproveitados em outras áreas.
Por isso, é importante evitar tarefas manuais e operacionais, como preencher planilhas ou fazer a contagem manual de estoque. A solução para isso? Adotar uma gestão automatizada por meio de um sistema ERP. Enquanto o seu sistema cruza automaticamente os dados, você usa seu tempo para o que realmente importa: análise, planejamento de ações e relacionamento com o cliente.
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Invista em vendas pela Internet
Você sabia que o segmento de moda é o que mais cresce no e-commerce brasileiro? Isso significa que as pessoas estão mais abertas a comprar online e que a comodidade do digital pode ser preponderante para garantir a fidelidade do cliente.
Para manter o crescimento da sua loja, considere a opção de manter as vendas digitais, através de um e-commerce. Assim, você não só proporciona uma nova experiência ao seu cliente, como também pode aumentar seus resultados com vendas para outras regiões do país. Pode ser uma forma de potencializar suas vendas sem investir na sua infraestrutura física.
Leia também: E-commerce – o que preciso para começar um?
Automatize sua gestão com um sistema de gestão ERP
Automatizar a gestão do seu negócio é o passo decisivo para escalar resultados e garantir eficiência em todas as operações. Com um Sistema de Gestão como o TotalERP, você não só otimiza o controle de estoque e o fluxo de caixa, mas também integra dados essenciais para tomar decisões estratégicas com agilidade e precisão.
Ao centralizar informações do e-commerce, das vendas e do financeiro em uma única plataforma, você elimina retrabalhos, reduz erros e ganha tempo para focar no que realmente importa: fazer sua loja crescer. Com relatórios precisos e análises em tempo real, cada investimento é direcionado para onde traz mais retorno, alinhando operação, custos e expectativas.
Não deixe que processos manuais limitem seu potencial. Com a ajuda do TotalERP você transforma a gestão da sua loja em um diferencial competitivo — porque, no varejo, eficiência é sinônimo de sucesso.
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