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5 estratégias para fazer a sua loja de roupas decolar

 

O varejo de moda é um dos que mais movimenta a economia no Brasil. Anualmente, mais de 5,8 milhões de peças são comercializadas e existem mais de 155 mil pontos de vendas deste segmento no país, segundo a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX).

Driblar a competitividade do setor não é fácil, mas com uma boa gestão e estratégias assertivas você pode fazer a sua loja de roupas decolar e ganhar mais clientes e lucratividade. Neste post separamos 5 estratégias ligadas à gestão do seu negócio que vão te ajudar neste processo. Confira!

 

Controle de estoque para lojas de roupas

Uma das grandes dores do varejo em geral – e mais ainda quando falamos das lojas de roupas – é ter um bom controle de estoque. E este ponto é essencial, por dois fatores: os tipos de produtos com melhor saída mudam de estação para estação; e a moda tem se transformado rapidamente e nem sempre peças de um estilo seguem em evidência na temporada seguinte.

Sem um bom controle da loja de roupas e uma visão estratégica do tipo de peças que mais se vende e das que não têm boa saída, ficar com estoque encalhado é quase regra. E o prejuízo impacta profundamente o negócio, obrigando o gestor a, muitas vezes, vender peças abaixo do custo apenas para desafogar o estoque.

Portanto, o primeiro passo para fazer a sua loja de roupas decolar é ter um controle de estoque eficiente. Esqueça aquele caderninho tradicional e nem pense em manter tudo apenas “no olho”. Mesmo que sua loja seja pequena, mantenha o seu estoque bem monitorado. Seu sistema de gestão pode te ajudar neste ponto, cruzando dados sobre mercadorias lançadas e vendas realizadas. Assim, a conferência do seu estoque é automática – basta olhar no sistema para ter uma visão realista das vendas.

 

Acabe com as planilhas

Seja para manter dados dos clientes, seja para ter um histórico de vendas, ainda tem muita loja que tenta controlar sua gestão através de planilhas. A única coisa que você ganha com essa prática é um volume de trabalho com digitação e busca de dados que se perdem em  meio a tanto arquivo diferente.

Uma boa gestão depende de um controle integrado das diferentes áreas de um negócio. Manter em um mesmo ambiente os dados dos seus produtos, volume de vendas, cadastro de clientes e, principalmente, resultados financeiros, vai permitir uma avaliação correta do desempenho da empresa.

Portanto, acabe com a descentralização de informações e elimine planilhas. Elas só servem para causar confusão e desencontro de informações. Você até pode ter a falsa sensação de que possui algum controle, mas basta precisar de alguma informação relevante, como histórico de vendas, para ver que acaba perdendo um tempo precioso nessa busca.

A solução? Contratar um bom sistema de gestão online para que você possa fazer seu negócio ir ainda mais longe!

 

Dedique tempo ao que realmente importa

Parece até clichê, mas essa é uma dica de ouro que você deve considerar. Deixe o trabalho manual, como as planilhas ou contagem de estoque, de lado a partir da adoção de uma gestão automatizada. Enquanto o seu sistema cruza automaticamente os dados, você usa seu tempo para o que realmente importa: análise, planejamento de ações e relacionamento com o cliente.

 

Invista nas vendas pela Internet

Você sabia que o segmento de moda é o que mais cresce no e-commerce brasileiro? Isso significa que as pessoas estão mais abertas a comprar online e que a comodidade do digital pode ser preponderante para garantir a fidelidade do cliente.

Para manter o crescimento da sua loja, considere a opção de manter as vendas digitais, através de um e-commerce. Assim, você não só proporciona uma nova experiência ao seu cliente como também pode aumentar seus resultados com vendas para outras regiões do país. Pode ser uma forma de potencializar os negócios sem investir na sua infraestrutura física.

 

Automatize sua gestão

Para garantir que você tenha as peças mais pedidas pelos clientes, que mantenha em estoque apenas a quantidade ideal para manter o fluxo de caixa e para que consiga controlar o e-commerce, você precisa de uma gestão automatizada. Invista em um Sistema de Gestão ERP que controle todas as etapas do negócio, com a integração dos dados para a extração de relatórios estratégicos.

Assim, você poderá tomar decisões assertivas, alinhar expectativas e realizar investimentos que realmente trarão bons resultados para a sua loja.

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