Como as vendas online podem ajudar o seu negócio crescer
Não é de hoje que as vendas online impulsionam resultados nas empresas brasileiras. Mas o que antes da pandemia era visto como um diferencial para o varejo, depois dos últimos dois anos tornou-se quase que uma questão obrigatória. Além da presença digital, é cada vez mais importante desenvolver estratégias de vendas online para que o seu negócio continue a crescer.
Para se ter uma ideia do impacto das vendas online, basta analisar os resultados das lojas brasileiras de e-commerce. Em 2021, segundo o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 48,41% – um volume muito acima do comércio tradicional, que ainda vinha sofrendo com as restrições da pandemia.
Agora, para seguir com competitividade e criar experiências de valor para a retenção do cliente, é preciso pensar em estratégias integradas de vendas. E o e-commerce deve ser considerado.
O que diz o consumidor X à competitividade da sua empresa
Estar online e ofertar esta modalidade de compras precisa estar no radar das PMEs que querem seguir crescendo. Atualmente, o e-commerce é um dos segmentos que mais cresce no país e uma oportunidade para ampliar os resultados financeiros dos negócios, além de expandir geograficamente a atuação de uma empresa.
O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 161 bilhões em 2021 e o resultado deve ser ainda melhor neste ano. Além disso, no ano passado, 17% dos consumidores que realizaram compras online o fizeram pela primeira vez – ou seja, cada vez mais pessoas estão ingressando no cenário digital.
Assim, seja para pedir uma refeição, comprar roupas, eletrônicos ou ainda assinar serviços, o consumidor brasileiro está cada vez mais propenso ao comércio eletrônico.
Entendendo melhor as vendas online – a tecnologia
Mais do que simplesmente ofertar uma nova forma de comprar, quando falamos em varejo virtual precisamos pensar em tecnologia. E neste quesito, muita PME deixa de investir por entender que os custos superam suas possibilidades.
No entanto, com uma boa estratégia e as ferramentas certas, é possível incorporar as vendas online ao negócio sem abrir mão do controle da gestão. Para isso, é importante considerar alguns pontos em relação a este assunto:
– E-commerce é integração: mais do que uma ferramenta de trabalho, uma loja virtual deve ser integrada ao seu negócio. Além de questões financeiras, como a emissão de notas fiscais e de boletos de pagamento, é essencial que haja ainda integração com o estoque da empresa, evitando assim furos de vendas.
– Por que não vender por outras plataformas? Tem muita empresa que busca ingressar no varejo virtual e realiza esse processo de forma amadora. Ferramentas como os apps de mensagens instantâneas são ótimas para manter contato com o cliente e instigar o consumo. No entanto, finalizar os pedidos e garantir maior controle e integração entre as áreas da empresa são fatores fundamentais para o sucesso das vendas online. Por isso, concentrar as vendas através de uma boa plataforma de e-commerce evita atrasos de entrega, erros nos pedidos e falhas de comunicação.
– Entrega ágil é fundamental: você sabia que 64% dos consumidores online não finalizam uma compra por conta do custo do frete e que 73% deles espera por entregas ultra rápidas? Manter um bom controle operacional, com integração entre e-commerce e logística vai ajudar a sua empresa a resolver estes desafios, mantendo visibilidade sobre a operação e proporcionando a redução de tempo para finalização das entregas.
Na sua empresa, como anda a maturidade digital do seu negócio? A tecnologia já é considerada um propulsor para aumentar a lucratividade ou o e-commerce ainda não faz parte dos seus planos?