Como as vendas online ajudam seu negócio crescer?
Não é de hoje que as vendas online impulsionam resultados nas empresas brasileiras. Mas o que antes da pandemia era visto como um diferencial para o varejo, depois dos últimos dois anos tornou-se quase que uma questão obrigatória. Além da presença digital, é cada vez mais importante desenvolver estratégias de vendas online para que o seu negócio continue a crescer.
Para se ter uma ideia do impacto das vendas online, basta analisar os resultados das lojas brasileiras de e-commerce. Em 2021, segundo o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o comércio eletrônico brasileiro cresceu 48,41% – um volume muito acima do comércio tradicional, que ainda vinha sofrendo com as restrições da pandemia.
Em 2023, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima o valor das vendas totais no comércio eletrônico na marca de R$ 185,7 bilhões, um aumento de 10% em relação a 2022.
Agora, para seguir com competitividade e criar experiências de valor para a retenção do cliente, é preciso pensar em estratégias integradas de vendas. E o e-commerce deve ser considerado uma estratégia fundamental para empresários que desejam expandir suas vendas e aumentar o faturamento.
O Impacto das Vendas Digitais no Varejo
Ter um site próprio de e-commerce ou vender por meio de marketplaces na internet é uma maneira de marcar a presença digital do negócio, fidelizar clientes e seguir crescendo. Atualmente, o e-commerce é um dos segmentos que mais cresce no país e uma oportunidade para ampliar os resultados financeiros dos negócios, além de expandir geograficamente a atuação de uma empresa.
O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 185,7 bilhões em 2023 e o resultado deve ser ainda melhor neste ano, com projeções da ABComm que estimam o valor de R$ 205,11 bilhões até o fim de 2024. Além disso, só em 2023 foram gerados cerca de 395,11 milhões de pedidos e o ticket médio das compras ficou em R$ 470 por cliente.
Seja para pedir uma refeição, comprar roupas, eletrônicos ou assinar serviços, o consumidor brasileiro está buscando cada vez mais o comércio eletrônico.
Entendendo melhor a tecnologia por trás das vendas online
Mais do que simplesmente ofertar uma nova forma de comprar, quando falamos em varejo virtual precisamos pensar em tecnologia. E nesse quesito, muitas PMEs deixam de investir por entender que os custos superam suas possibilidades.
No entanto, com uma boa estratégia e as ferramentas certas, é possível incorporar as vendas online ao negócio sem abrir mão do controle da gestão. Para isso, é importante considerar alguns pontos em relação a este assunto:
- E-commerce é integração: mais do que uma ferramenta de trabalho, uma loja virtual deve ser integrada ao seu negócio. Além de questões financeiras, como a emissão de notas fiscais e de boletos de pagamento, é essencial que haja ainda integração com o estoque da empresa e outras áreas da sua empresa, evitando assim furos de vendas.
- Por que não vender por outras plataformas? Tem muita empresa que busca ingressar no varejo virtual e realiza esse processo de forma amadora. Ferramentas como os apps de mensagens instantâneas e redes sociais são ótimas para manter contato com o cliente e instigar o consumo. No entanto, finalizar os pedidos e garantir maior controle e integração entre as áreas da empresa são fatores fundamentais para o sucesso das vendas online. Por isso, concentrar as vendas através de uma boa plataforma de e-commerce evita atrasos de entrega, erros nos pedidos e falhas de comunicação.
- Entrega ágil e com bom custo-benefício para o cliente são fundamentais: De acordo com a pesquisa CX Trends 2023, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 63% dos consumidores que compram no e-commerce já desistiram de terminar uma compra em razão do elevado preço da entrega. Manter um bom controle operacional, com integração entre e-commerce e logística vai ajudar a sua empresa a resolver estes desafios, mantendo visibilidade sobre a operação e proporcionando a redução de tempo para finalização das entregas.
Na sua empresa, como anda a maturidade digital do seu negócio? A tecnologia já é considerada um propulsor para aumentar a lucratividade ou o e-commerce ainda não faz parte dos seus planos?
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