Cuidar do dinheiro do seu negócio requer atenção redobrada. Aqui estão algumas dicas para você fazer a Gestão Financeira da sua Empresa.

 

Administrar um negócio não é tarefa fácil. Organizar estoque, atender clientes, lidar com burocracias… É tanta coisa acontecendo que as vezes não damos a devida atenção  – principalmente se você trabalhar sozinho ou com pouca ajuda.

 

 

GESTÃO DO BEM

Ajude o Hospital Pequeno Príncipe

 

Muitas questões podem ser resolvidas com tempo (como descobrir a melhor forma de arrumar seus produtos ou atender a clientela). Outras coisas precisam de ajuda especializada (por exemplo, seu contador no caso de burocracias).

 

Mas, quando se trata do dinheiro da empresa, muitos gestores acabam fazendo a administração do jeito que melhor conseguem, sem saber onde buscar ajuda.

 

Se este for o seu caso, pode ficar tranquilo. Separamos algumas dicas simples que vão fazer a diferença na hora de fazer a gestão financeira da sua empresa. Vamos ver agora 4 dicas que vão te economizar tempo e evitar erros na hora de administrar as finanças do seu negócio.


Ilustração sobre 5 Dicas de Como Fazer Gestão Financeira

 

1 – Anote cada gasto

Do computador novo para a empresa até o almoço que você pagou com o dinheiro do seu caixa, todo e qualquer gasto deve ser registrado – inclusive com Nota Fiscal para enviar para o seu contador depois.

 

 

Anotar os gastos não é simplesmente uma questão de organização. É o começo do histórico de contas. Com um histórico em mãos, você pode dividir seus gastos em centros de custos e saber da onde vem as suas maiores dívidas (se é com fornecedores, estoques, salários, etc).

 

Sabendo com o que você gasta mais, sua empresa consegue melhorar a gestão financeira dela.

 

 

Fluxo de Caixa, DRE Gerencial e muito mais

Conheça o módulo

Controle Financeiro 

do  Total ERP.

  

 

2 – Seu estoque também influencia suas finanças

Ter apego ao estoque ou ter vontade de comprar muitos produtos não são boas características para quem quer cuidar da gestão financeira da empresa.

 

 

Isto porque um dos principais erros dos gestores é a ideia de que ter muitos produtos é sinônimo de muitas vendas. Pior ainda é pensar que comprar em grande quantidade é sempre a melhor opção, pois assim a empresa vai demorar para repor o estoque.

 

 

Por estes motivos muitos investem em mercadorias que ficam empacadas. Esses produtos parados trazem prejuízos silenciosos para empresa como:

  • Ocupar o espaço de produtos que vendem mais;
  • Dívidas com fornecedores;
  • e não trazer o valor investido de volta.
 

Por isso, faça promoções com os que estão sobrando para poder ter seu capital e comece a investir apenas nos produtos com mais vendas. Desta forma, além de um estoque otimizado, a gestão financeira da sua empresa também agradece. 

 

 

 

3 – Separe contas pessoais e da empresa

O dinheiro de um CNPJ não é de um CPF. 

 

 

Por mais que você seja o dono da empresa, trabalhe com uma equipe enxuta e acredite que mereça uma bonificação pelo seu esforço ou esteja precisando pagar uma conta, misturar contas pessoais e da empresa coloca o seu negócio em risco.

 

 

Seja por salário ou pró-labore, o valor que um gestor deve retirar da empresa precisa ser registrado e seguir práticas contábeis.

 

 

6 Fundamentos para Ser um Bom Vendedor

Com Wilton Mazur

 

4 – Use a tecnologia a seu favor

Fazer a gestão financeira da sua empresa de cabeça, no caderno e até mesmo usando planilhas é um perigo. Isto porque estes meios abrem margem para erros de contas, perda de informações, dentre outras coisas.

Por isso, usar programas de computadores e aplicativos de celular podem facilitar muito a vida de quem quer ter um melhor controle das finanças do negócio.

 

A TOTAL ERP, por exemplo, te ajuda a fazer gestão financeira da sua empresa de um jeito simples. Com a gente você organiza seu fluxo de caixa, tem relatórios fáceis e economiza seu tempo.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a nossa plataforma? Então faça um Teste Grátis e descubra como descomplicar os cuidados com as finanças do seu negócio.

 

Receba Dicas GRATUITAS de Gestão de Empresas!

Inscreva-se abaixo. 😉

¹ Não se preocupe. Não mandamos Spam. ² Ao assinar nossa newsletter você aceita nossa Política de Privacidade e uso de Dados.

Pacotes Promocionais

Atacado, Varejo, Serviços e Indústrias

Dúvidas? Fale com nossos especialistas.
Ligamos para você