O Sistema de Gestão Financeira aparece como uma das soluções para atender uma necessidade básica do departamento financeiro: a organização. Isso porque seja qual for o segmento, o tamanho, o estado ou qualquer outro detalhe do negócio, toda a empresa precisa manter as contas e receitas sob controle. Por isso, vamos entender então como um Sistema de Gestão Financeira se propõe a resolver isso.

 

As outras formas de fazer Gestão Financeira

O que é um Sistema de Gestão Financeira

Como escolher um Sistema de Gestão Financeira

 

 

As outras formas de fazer Gestão Financeira

A rotina de um departamento financeiro é cheia de tarefas como realizar pagamentos, cobrar clientes, fazer conferências bancária e outras atividades que exigem contas e procedimentos. Quem trabalha com essa rotina sabe que essas responsabilidades não permitem erros, já que qualquer número a mais ou a menos pode afetar o caixa da empresa.

 

 

Na tentativa de manter as atividades e contas bem organizadas, muitos funcionários e empresários costumavam anotar tudo em um caderno ou em um livro caixa. Apesar desta prática antiga ainda persistir nos dias de hoje, usar o papel para calcular dados tão importantes não é boa ideia, já que abre espaço para erros, esquecimentos e outros riscos na Gestão Financeira de uma empresa.

 

 

Um pouco mais moderno que o papel são as planilhas de computador. Elas automatizam muitas coisas, como fórmulas, filtros e preenchimento automático de algumas informações. Porém, ainda assim as planilhas exigem muito trabalho. Usar a fórmula certa, criar gráficos do zero ou formatar tudo do começo são ações que levam tempo e concentração.

 

 

É aqui que o Sistema de Gestão Financeira entra em ação.   

 


Controle Financeiro
para Empresas

Cuide do seu dinheiro com este Sistema de Gestão Eficaz

 

O que é um Sistema de Gestão Financeira

Um Sistema de Gestão Financeira é um software que faz o registro, controle e automatização dos processos de um departamento financeiro. Diferente da planilha, os campos do sistema não podem ser alterados e as fórmulas já estão inseridas em código. Isso facilita o trabalho de quem usa, já que a função é apenas preencher as informações corretas nos campos corretos e não mais digitar fórmulas e organizar tudo.

 

 

Ao colocar as informações nos campos predefinidos, você consegue separar e padronizar os dados de forma mais simples e rápida. Com essas informações separadas e padronizadas, o sistema de gestão pode criar gráficos, tabelas e relatórios de uma forma automática.

 

 

Além disso, se o seu Sistema de Gestão Financeira for integrado a sistemas de outras áreas da sua empresa (como sistemas de vendas ou de emissão de documentos fiscais), ele pode trocar dados e automatizar ações. Por exemplo, se um vendedor fizer uma venda parcelada em 3 vezes, os valores serão lançados no faturamento dos próximos três meses.

 


Conheça a
História
de Sucesso da MFAR

Foto dos funcionários e dona da MFAR com o CEO da MWork
Case de Sucesso!

 

Como Escolher um Sistema de Gestão Financeira

Existem diversos Sistemas de Gestão Financeira no mercado. Mas, para fazer uso do que há de melhor na questão tecnológica ou de controle para a sua empresa, alguns tópicos precisam ser analisados antes de contratar um. São eles:

 

 

Pesquisa, teste e pergunte

Olhe sites como Reclame Aqui, avaliações no Google e em Redes Sociais, fale com clientes, teste as diversas ocasiões e tire suas dúvidas com o vendedor. Tudo isso para garantir que o serviço que você vai contratar é o ideal para a sua empresa e resolve suas necessidade.

 

 

 

Não ser uma “planilha metida a besta”

Isso mesmo. Registrar apenas Contas a Pagar e Receber ou não fornecer gráficos faz do seu sistema uma planilha metida a besta.

 

A palavra sistema tem relação com um conjunto de coisas que funcionam de forma organizada. Por isso, um sistema de gestão financeira não pode apenas fornecer o básico, mas sim te ajudar a ter todo o controle – desde contas a pagar, passando pelo fluxo de caixa e até chegar no DRE Gerencial.

 

 

 

Não ser instalado, mas sim online

Sistema de Gestão Financeira pode ser instalado ou online. Porém, sistemas instalados em computadores não permitem que você acesse as informações em outros lugares. 

 

Por exemplo: caso você instale o sistema no computador principal da empresa, mas queira ver as movimentações financeiras no notebook da sua sala, você não conseguirá.

 

 

 

Ser intuitivo

O Sistema de Gestão Financeira já é mais fácil do que o caderno ou a planilha. Isso porque qualquer pessoa (com conhecimento de cálculos financeiros e fórmulas ou não) pode preencher os dados necessários para o sistema calcular ou criar gráficos.

 

Porém, se o sistema dificultar, demorar ou demorar, este sistema não ajuda a sua empresa. Ele só mas atrapalha.

 

Vale a pena utilizar um sistema de gestão ?

Atualmente, no mercado, é essencial maximizar o seu rendimento e minimizar o tempo gasto para atingir metas. Assim, automatizar o máximo possível de processos é a chave para agregar mais valor ao seu tempo de trabalho.

 

 

 

Portanto, optar pelo uso de um sistema de gestão financeira pode ser a melhor opção para aumentar a qualidade do desempenho de sua empresa, tanto no setor financeiro, como nos demais setores.

 

 

 

Se ficou interessado em conhecer mais sobre um Sistema de Gestão Financeira, clique neste link e aproveite para testar GRÁTIS o Total E.R.P.. ou assista o vídeo abaixo para entender melhor como o nosso sistema pode te ajudar.

 

 

Receba Dicas GRATUITAS de Gestão de Empresas!

Inscreva-se abaixo. 😉

¹ Não se preocupe. Não mandamos Spam. ² Ao assinar nossa newsletter você aceita nossa Política de Privacidade e uso de Dados.

Pacotes Promocionais

Soluções ideais para o Atacado, Varejo, Serviços e Indústrias dos mais variados portes.